Clinicas Persona - Excesso de peso e obesidade

Excesso de peso e obesidade: Quais são as consequências? Como podemos prevenir?


O excesso de peso e a obesidade são problemas de saúde que afetam a sociedade portuguesa e podem ter consequências em todo o organismo.

Saúde cardiovascular, respiratória, osteoarticular e fertilidade são algumas das áreas afetadas pela obesidade, que não escolhe idades.

De acordo com a Direção Geral de Saúde, mais de metade da população adulta portuguesa tem excesso de peso.

Deste modo, prevenir o aumento de peso desde cedo é uma medida urgente e que irá ter um impacto positivo na saúde futura.

De modo a alertar para a importância da prevenção, serão destacadas as principais repercussões do peso para a saúde.

É fundamental perceber que, para sofrer estas consequências, não é necessário ser-se obeso.

Consequências

De acordo com o que alerta a DGS, “os riscos para a saúde existem mesmo com um pequeno aumento de peso dos indivíduos e não apenas naqueles excessivamente obesos”.

  1. Doenças cardiovasculares e diabetes: a acumulação de gordura nas artérias pode levar ao aparecimento da aterosclerose, doença que dificulta a irrigação sanguínea ao coração. Como consequência pode surgir angina de peito ou, em caso de obstrução, enfarte do miocárdio.
  2. Hipertensão: esta doença caracteriza-se pela pressão elevada do sangue nas artérias e para além de outros fatores, pode muitas vezes, dever-se a obesidade ou hábitos de vida pouco saudáveis.
  3. Hipercolesterolemia: o consumo de gorduras aumenta os níveis do colesterol “mau” e danifica a saúde cardiovascular.
  4. Diversos tipos de cancro: devido à ação das células adiposas ao nível da produção hormonal, nos valores de insulina e nos processos inflamatórios no organismo.
  5. Infertilidade: crê-se que existe uma relação entre um índice elevado de massa corporal e maior percentagem de infertilidade.
  6. Problemas respiratório: a obesidade pode levar a uma redução da capacidade pulmonar, provocar pressão sobre as vias e músculos ou requerer maior esforço para alcançar o aporte de oxigénio indispensável.
  7. Menor qualidade de vida: o excesso de peso tem impacto na estrutura óssea da pessoa, sendo que para além da dor e difícil mobilidade, tem consequências sobre as articulações, causando problemas como a osteoartrite ou doenças da coluna.
  8. Diminuição da autoestima: com a qualidade de vida reduzida, averigua-se uma tendência para o isolamento social, baixa autoestima e os problemas de ansiedade e depressão daí resultantes. Os problemas emocionais podem também advir da rejeição social, numa situação atual em que há um excesso de valorização cultural da estética.

Como mais vale prevenir do que remediar, eis algumas dicas do que podemos fazer para prevenir o excesso de peso e evitar as suas consequências para a saúde

  1. Ter uma alimentação saudável e equilibrada (evitar comida processada, consumir vegetais e frutas, reduzir o consumo de sal e de açúcar, beber muita água);
  2. Praticar atividade física com regularidade (não necessariamente num ginásio, pode realizar caminhadas regulares a passo acelerado);
  3. Fique atento ao seu Índice de Massa Corporal (IMC) para aferir se está dentro dos parâmetros normais.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.