Clinicas Persona - Ma circulacao - Como se manifesta

Má circulação sanguínea: como se manifesta

Existem muitos sintomas da má circulação sanguínea que as pessoas encaram como normais, pois se habituaram a eles, mas que devem ser sinais de alarme e desencadear mudança de alguns hábitos, para evitar o aparecimento ou progressão de patologias mais graves.

Sintomas mais comuns e leves de circulação sanguínea deficiente:

• Extremidades frias: quando o sangue flui corretamente, a temperatura corporal mantém-se. Se o fluxo é lento, provoca sensação de frio, principalmente nas áreas com grandes terminações nervosas, como mãos e pés;
  • Inchaço das pernas e pés: permanecer muito tempo de pé ou sentado, vai “sobrecarregar” o nosso sistema circulatório e como reação pode surgir o edema (retenção de líquidos) numa fase inicial transitório (só surge ao final do dia e desaparece durante o sono) e numa fase mais avançada permanente (nunca desaparece). O edema pode ainda ter origem na circulação venosa ou linfática;
  • Dor e cansaço nas pernas: a vulgar “sensação de pernas cansadas” não tem como causa cansaço físico muscular e é bastante diferente deste. Mais uma vez é provocado por muitas horas de pé ou sentado, devido à “força” que as válvulas das veias têm que realizar para conduzir o sangue de volta ao coração (circulação de retorno);
  • Pele seca e a escamar: uma zona do corpo com má circulação será sempre mais seca que uma zona onde a circulação está funcional, dado que é o sangue que leva os nutrientes e a água necessária a todas as células do nosso corpo;
  • Telangiectasias (pequenos vasos capilares finos vermelhos ou acastanhados) e varizes: são sinais visíveis que a circulação sanguínea já está comprometida.

Sintomas mais preocupantes de circulação sanguínea deficiente:

• Sensação de formigueiro ou dormência: se estes sintomas forem frequentes e durarem mais do que alguns minutos podem indicar uma circulação sanguínea deficiente;
  • Descoloração da pele: quando o fornecimento de sangue é comprometido, a pele pode mudar de cor. Este sintoma é chamado de cianose, em que a pele parece brilhante e tem um tom azulado;
  • Cãibras musculares: a diminuição dos níveis de oxigénio e nutrientes que são transportados para o tecido muscular, devido a uma circulação insuficiente pode levar ao seu aparecimento, mesmo que não haja prática desportiva intensa;
  • Cansaço: novamente quando o fluxo de sangue é menor, diminuem o oxigénio e nutrientes para alimentar as células e o corpo fica cansado mais facilmente. Este sintoma é caracterizado pela falta de ar, dor nos músculos e uma menor resistência nas atividades diárias;
  • Pensamento confuso: o cérebro depende em grande parte do fluxo sanguíneo para funcionar corretamente. A má circulação leva a um aumento do cansaço mental e afeta a memória de curto e longo prazo;
  • Úlceras nas pernas: feridas de difícil cicatrização, geralmente dolorosas e de aspeto circular, com profundidade variável, que surgem quase sempre após pequenos traumatismos.

Se já tem alguns destes sintomas leves, não deixe a situação agravar-se.

Nas Clínicas Persona temos vários tratamentos não invasivos que vão estimular o seu sistema circulatório.

Se tem algum dos sintomas mais preocupantes, deve, antes de mais, aconselhar-se com o seu médico assistente, para verificar se existe necessidade de acompanhamento e tratamento médico.