Clinicas Persona - Dieta cetogenica

O que é a dieta cetogénica?


Com o aumento da procura por soluções para uma alimentação saudável, novas dietas têm surgido, cada uma com objetivos diferentes.

Uma solução muito procurada atualmente é a dieta cetogénica, que privilegia o consumo de lípidos, a ingestão moderada de proteínas e muito baixo consumo de hidratos de carbono.

O objetivo é que o corpo entre num processo chamado cetose dietética, em que, na ausência da glicose fornecida pelos hidratos de carbono, o fígado produz os chamados corpos cetónicos a partir da gordura armazenada para serem usados como fonte de energia pelos tecidos, tais como cérebro, coração, rins, músculos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é uma doença crónica, caracterizada pela acumulação excessiva de gordura corporal que tem estado entre os dez principais problemas de saúde pública, sendo desta forma considerada uma epidemia global.

Com o desenvolvimento de pesquisas nesta área, foi possível perceber que a alteração da dieta e do estilo de vida das pessoas poderia combater o excesso de peso e a obesidade.

Com a redução do consumo de hidratos de carbono, há um aumento na ingestão de gorduras boas, substâncias encontradas em vários alimentos como por exemplo no azeite. No entanto, esta dieta proíbe alguns alimentos, enfatizando outros, sendo eles:

Alimentos prioritários:

Frutas, legumes, verduras, cereais e sementes de linhaça, entre outras.

Para a ingestão de proteínas, carnes vermelhas e brancas, peixe e ovos.

Leite e derivados também são permitidos desde que não haja adição de açúcar.

Alimentos proibidos:

Todas os alimentos ricos em hidratos de carbono, tais como: pães, massas, bolos, açúcar, batata, entre outros.

Esta dieta é saudável?

A partir do momento em que é eliminado um grupo de alimentos, dificilmente podemos considerar como uma dieta nutricionalmente adequada.

Os hidratos de carbono não devem ser vistos como maus para a saúde.

Na verdade, estão presentes numa variedade de alimentos nutritivos, como em legumes e frutas.

Todos têm a sua função, mesmo as batatas e o pão devem ser incluídos na alimentação diária, de forma equilibrada.

Da mesma forma, deve considerar-se que, sendo uma dieta rica em gordura, promove o aumento do colesterol “mau”, o que eleva o risco de doenças cardiovasculares.

A curto prazo, normalmente apresenta alguns sintomas como dores de cabeça, enjoos e tonturas. Relativamente aos efeitos a longo prazo, incluem esteatose hepática, hipoproteinemia, e deficiências em vitaminas e minerais.

Além disso, esta dieta é estritamente desaconselhada em muitas doenças, como por exemplo diabetes, insuficiência hepática e pancreatite.

Também não é uma dieta aconselhada para desportistas, uma vez que os hidratos de carbono são a principal fonte de energia durante os treinos e provas.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.