Clinicas Persona - SopaA sopa resulta da cozedura, em caldo, de vários ingredientes para formar uma base triturada à qual podem ser adicionados alimentos cortados em pedaços. Amada por uns, pouco apetecível para outros, a verdade é que a sopa tem lugar cativo à mesa de muitos portugueses. Mas é possível fazer uma dieta só de sopa? E é possível emagrecer só a comer sopa?

 

A sopa é uma importante fonte de nutrientes

  • Vitaminas: contribuem para o crescimento e manutenção do equilíbrio do organismo, regulando muitos processos que nele ocorrem;
  • Minerais: importantes para a conservação e renovação dos tecidos e para o bom funcionamento das células nervosas;
  • Fibras: participam na regulação do organismo, nomeadamente no controlo da glicose e colesterol sanguíneos, do trânsito intestinal e do apetite;
  • Água: é essencial para a regulação do trânsito intestinal, proteção de tecidos e órgãos, transporte de nutrientes e manutenção da temperatura corporal.

 

Benefícios do consumo de sopa

  • Elevado valor nutricional associado a um baixo valor calórico;
  • Fácil confeção, conservação e consumo;
  • Diminui o apetite, em especial pelo elevado teor em água e fibra e também pela temperatura quente a que normalmente é consumida;
  • Quando consumida ao início da refeição diminui a quantidade de alimentos ingerida no prato principal. Ao promover a saciedade, a sopa contribui para um melhor controlo do peso corporal;
  • Colabora na prevenção de diversas patologias, nomeadamente as doenças cardiovasculares, alguns cancros, diabetes e obesidade;
  • Aumenta a digestibilidade dos alimentos que contem, o que facilita a digestão e absorção dos nutrientes;
  • Permite aproveitar os nutrientes que se dissolvem no caldo durante o processo de cozedura.

 

Dieta da sopa: sim ou não?

Este tipo de abordagem propõe a substituição das refeições do almoço e do jantar por sopa, ao longo de 7 dias. Durante este período, nas restantes refeições, é possível comer algumas frutas e ingerir bebidas: chá e café sem açúcar e sumos de fruta naturais.

É verdade que a dieta da sopa proporciona uma rápida diminuição de peso: mas a que custo? Neste tipo de restrição tão drástica as carências nutricionais são inevitáveis e o emagrecimento não é feito à custa de massa gorda, mas sim de uma acentuada diminuição de água e massa muscular.

O nosso organismo reage a este tipo de situações e o metabolismo desacelera fazendo com que o corpo gaste menos energia (calorias) para realizar as atividades do dia a dia.

Ao terminar este tipo de dieta a tendência é para voltar aos hábitos alimentares antigos e como o metabolismo está lento o resultado pode ser catastrófico: volta a recuperar todo o peso perdido e de forma muito rápida.

 

O que fazer?

A sopa é um alimento nutritivo e pouco calórico pelo que pode e deve ser ingerido por quem pretende perder peso, mas não como fonte exclusiva de alimentação. O próprio termo “dieta”, por si só, já é um mau indicador.

Nas Clínicas Persona não vai fazer “dieta” mas sim uma reeducação alimentar e comportamental, onde vai seguir um plano alimentar personalizado e adaptado à sua situação em particular, o que lhe vai permitir mudar hábitos e dar uma nova dimensão à sua vida: porque cada caso é um caso, e para as Clínicas Persona o seu é especial.

Marque a sua consulta de nutrição com os nossos nutricionistas e comece já hoje a mudar de vida.