Clinicas Persona - Alimentos - 2

Demos uma pequena volta ao mundo. Fomos a todos os continentes, provamos e analisamos alguns dos alimentos mais importantes de cada região e agora sugerimos um passeio pelos sabores do planeta. Escolhemos comida de Angola, Austrália, Brasil, China e Ucrânia.

Viaje connosco e delicie-se com estes alimentos.

 

Angola

Muamba de galinha é um prato típico da culinária angolana e é um dos pratos mais populares deste país.

Para a confeção deste prato, é necessário os seguintes ingredientes: galinha, óleo de palma, quiabos, guindungo, cebola, abóbora e alho e prepara-se cortando a galinha em pedaços e temperando com sal, alho e gindungo, sendo, posteriormente, cozinhada com a cebola. Mais tarde, adiciona-se o óleo de palma (que pode ser confecionado com dendéns frescos ou adquirido pronto a usar), os quiabos e as abóboras.

A muamba é servida com pirão ou funge, que consiste em farinha de milho ou de mandioca cozida.

 

Austrália

Damper é um pão típico australiano tradicional, à base de farinha de trigo, água e, por vezes, leite e cozido nas brasas de uma fogueira.

Damper foi originalmente desenvolvido por stockmen que viajavam, durante semanas ou meses, por áreas remotas e apenas levavam para alimentar-se farinha, açúcar e chá, que acompanhavam com carne seca ou cozida ou xarope de ouro, também conhecido como “cocky’s joy”.

 

Brasil

Picanha é um tipo de corte de carne bovina tipicamente brasileira. Sabia que a origem do nome Picanha surgiu do tratamento talhante Italiano, nomeadamente do corte Picatta? Esta vara, chamada picana (em espanhol), possuía um ferrão na ponta e servia para picar o gado na parte posterior da sua região lombar. Com o passar do tempo esta região do animal passou a ser chamada picana e posteriormente a carne daí resultante ficou com o nome de picanha.

 

China

Litchi chinensis é de origem chinesa, é um fruto que possui bastante água e poucas calorias (65 calorias a cada 100 gramas da fruta). Além disso, a possui vitaminas do complexo B e C, que é poderoso antioxidante, prevenindo várias doenças, bem como o envelhecimento precoce, cancro e problemas cardíacos! Possui também cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio, elementos essenciais para o organismo

 

Ucrânia

Kvas significa literalmente “fermento”. É uma cerveja muito suave (a mais forte roda os 2,2% de concentração alcoólica) muito popular na Rússia, Ucrânia outros países da Europa Oriental. O kvas é produzido em sua forma mais rudimentar apenas com pão e água, deixando essa mistura fermentar por alguns dias em um frasco devidamente fechado. A cor e o teor nutritivo e alcoólico do Kvas varia de acordo com o tipo de pão usado para produzi-lo. É comum acrescentar frutas para lhe dar um sabor mais suave, reminiscente de um refrigerante de hortelã, o que lhe confere um valor mais medicinal. Quando é associado ao capim limão, apresenta um sabor mais cítrico. As primeiras famílias eslavas faziam a bebida a partir das sobras dos pães de centeio.