10 dicas para prevenir a celulite


A celulite é uma das maiores preocupações estéticas das mulheres relativamente ao aspeto da pele e surge devido à degeneração do tecido adiposo subcutâneo, causando constrangimentos na circulação linfática e sanguínea.

O conhecido efeito “casca de laranja” é mais comum em zonas como as ancas, as coxas, as nádegas e o abdómen.

A celulite tem quatro graus de severidade.

No grau 1, é considerada leve e praticamente impercetível a olho nu, sendo necessário apertar a zona afetada para detetar as alterações na pele.

No grau 2, a celulite é moderada, a pele tem pequenas ondulações e os furinhos só são visíveis a comprimir a pele.

No grau 3, aparecem nódulos visíveis e a inflamação tecidular pode causar dor local.

No grau 4, surge a celulite dura, podendo ou não ser edematosa, que se caracteriza por vários nódulos, acompanhados por inchado devido à má circulação.

Acompanhe as dicas Persona para prevenir a celulite!

1 – A gelatina é uma fonte de proteínas que contém aminoácidos importantes para a manutenção dos ossos e regeneração das articulações. Por outro lado, este acréscimo de proteína ajuda na prevenção da celulite, fortalece as unhas e os cabelos, para além de favorecer o tónus muscular.

2 – O funcionamento irregular do intestino faz com que o organismo acumule toxinas que favorecem o aparecimento da celulite. Assim, opte pelo consumo de água morna em jejum, crie rotinas de sono, pratique exercícios físicos pela manhã para estimular a atividade motora do cólon e mastigue bem os alimentos. Estas dicas ajudam a regular o trânsito intestinal.

3 – O consumo em excesso de sal provoca retenção de líquidos que se consubstancia como um dos fatores causadores da celulite. Opte por temperar os alimentos com ervas aromáticas e limão para diminuir os índices de sódio nos alimentos.

4 – Aconselhamos o consumo de 1,5 litros de água ou chás diuréticos, pois estimulam o funcionamento dos rins e do sistema linfático, auxiliando no processo de eliminação de toxinas e de líquidos acumulados.

5 – Ao preparar as refeições opte por peixes como o salmão, a sardinha, o atum, o cação e o bacalhau. Estes alimentos são ricos em ácidos gordos ómega 3 que ajudam a diminuir os níveis de colesterol, favorecendo o aumento do colesterol bom (HDL), ajudando, assim, a combater a celulite.

6 – A atividade física é crucial para eliminar gorduras, melhorar a circulação sanguínea e prevenir o surgimento do efeito “casca de laranja”.

7 – Consuma alimentos ricos em ferro, como os espinafres, as lentilhas, a soja ou as sementes de girassol. Estes alimentos ajudam a prevenir e a eliminar a celulite.

8 – Os alimentos ricos em fibra ajudam a controlar os índices de colesterol e o açúcar no sangue, promovendo a eliminação de gorduras de modo natural e evitando a sua absorção a nível intestinal.

9 – O cigarro, para além de todos os malefícios conhecidos, reduz o oxigénio nas células, o que favorece o aparecimento da celulite. Por isso, não fume ou evite locais com muito fumo.

10 – Na sua dieta diária aumente o consumo de frutas, tais como, a maçã cujas fibras formam uma espécie de gel no intestino, atrasando assim a absorção de glicose e de gorduras; o abacaxi que atua como anti-inflamatório e os frutos vermelhos que por serem ricos em vitamina C e A são antioxidantes naturais, diminuindo o processo inflamatório da celulite.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Categorias: ,

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Um comentário a “10 dicas para prevenir a celulite”