O seu carrinho está vazio!
Diferenças entre gordura localizada e celulite
A gordura localizada é definida por um acúmulo de tecido adiposo em regiões específicas, como forma de reserva de energia.
Enquanto a celulite está definida como uma alteração orgânica tipicamente feminina que irá produzir alterações biológicas, fisiopatológicas e estruturais do tecido conjuntivo subcutâneo.
Alterações fisiopatológicas:
Relativamente às alterações fisiopatológicas, a celulite manifesta-se com a presença de estase venosa, exsudação plasmática, edema intersticial, adipócitos que formam micro nódulos fibro cicatriciais e congestionamento do tecido subcutâneo.
Em contrapartida a gordura localizada apresenta adipócitos aumentados com uma quantidade de triglicerídeos maior do que noutras regiões, contudo não apresenta sinais de fibrose ou esclerose.
Causas:
Enquanto as causas da celulite estão ligadas a fatores como hereditariedade, hiperestrogenismo e alguns fatores coadjuvantes também se destacam por exemplo: hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, flacidez muscular, stress e gravidez; vestuário apertado, alterações posturais e hábitos de vida (alcoolismo, tabagismo, fazer refeições ”fora de horas” e a questão da quantidade e não da qualidade alimentar ingerida).
As causas da gordura localizada em nada se diferenciam das causas da celulite.
Uma grande característica que poderá ser o ponto de partida para diferenciá-las, será que a celulite afeta mais as mulheres, cerca de 85 a 90%, enquanto nos homens os 5 a 10%; contudo, a gordura localizada afeta ambos os sexos com o mesmo grau de gravidade e comprometimento clínico, sendo diferente a quantidade em percentagem pelo corpo.
Há também quem relacione da seguinte forma: no homem afeta mais na região superior (abdómen) enquanto na mulher mais nas regiões superior e inferior do corpo.
Principais componentes que determinam a existência:
As formas são determinadas basicamente pelas suas aparências ou consistências clínicas.
Na gordura localizada os principais componentes que determinam a sua existência, são a pele, a camada do tecido subcutâneo e os músculos; enquanto na celulite os componentes envolvidos estão mais ligados à consistência clínica, como a forma dura, compacta, edematosa e mista da celulite.
Diagnóstico:
O diagnóstico é alcançado conforme avaliação clínica com investigação do histórico do paciente, das áreas afetadas e exploração visual e manual do profissional em ambas as alterações.
Atualmente percebemos que tanto a cosmetologia quanto os recursos que envolvem a aparatologia estão destinados a tratar ambos os problemas, da mesma forma e na mesma intensidade.
Caberá ao profissional avaliar, identificar verdadeiramente o problema e estabelecer parâmetros e programas clínicos de tratamento para cada condição patológica.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.