O seu carrinho está vazio!
3 fantásticos benefícios das azeitonas para a sua saúde diária
Ricas em ácidos gordos, vitaminas e anti-oxidantes, as azeitonas ajudam a combater as doenças crónico-degenerativas, como o cancro.
A azeitona é o fruto produzido pela oliveira e é constituída basicamente por uma pele exterior, de composição celulósica que contem produtos aromáticos e corantes naturais, uma polpa, onde se encontra grande parte dos ácidos gordos insaturados e um caroço.
A sua cor pode variar, podendo ser verde, preta ou levemente rosada e além de poder ser consumida ao natural é utilizada para a produção de azeite.
O azeite está disponível numa grande variedade de qualidades que refletem o grau a que a azeitona foi processada.
O azeite extra-virgem é obtido a partir do óleo não refinado da primeira prensagem.
O azeite virgem também é derivado da primeira prensagem, mas tem um maior nível de acidez que o extra-virgem (bem como menos fitonutrientes e um sabor menos delicado).
Quimicamente, a diferença entre o azeite extra-virgem e o azeite virgem está relacionada com a quantidade de ácido oleico livre, um dos marcadores para a acidez total.
De acordo com as normas aprovadas pelo Conselho Oleícola Internacional, “virgem” pode conter até 2% de ácido oleico livre, enquanto que o “extra-virgem” pode conter até 0,8%.
O azeite puro tem uma menor qualidade e é obtido a partir de prensagens posteriores.
Composição nutricional das azeitonas
100 g de azeitonas pretas contêm:
- 105 calorias
- 0,9 gr de proteína
- 9,5 gr de gordura
- 6,1 gr de hidratos de carbono
- 3,0 gr de fibra
- 880 mg de sódio
- 8 mg potássio
Sabia que a azeitona é rica em anti-oxidantes?
- este fruto é rico em ácidos gordos monoinsaturados e possui diversos minerais na sua composição como o cálcio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre, cloro, ferro, cobre, manganésio e sódio, e vitaminas como a niacina, riboflavina, tiamina, Vitamina B6, Vitamina B12, Vitamina E e carotenoides;
- além da gordura monoinsaturada, com todos os seus benefícios, a azeitona é rica em polifenóis (substâncias químicas vegetais que são potentes antioxidantes). Ao prevenir as oxidações biológicas, os polifenóis reduzem a formação de radicais livres. Estes, através do dano celular que produzem, são os grandes vilões do envelhecimento e das doenças crónico-degenerativas, como o cancro;
- as azeitonas pretas são mais ricas do ponto vista nutricional do que as azeitonas verdes. Ambas podem, no entanto, ser conservadas em latas ou frascos fechados e estar armazenadas à temperatura ambiente até 2 anos;
Cuidado com o excesso de sal
- as azeitonas começam por ser verdes. À medida que amadurecem, a sua cor passa por vários tons de púrpura até ao preto, o sabor adoça e a percentagem de óleos aumenta;
- este fruto é digerido com alguma dificuldade, por isso quem sofre de colite, doenças da vesícula e fígado, por vezes tolera mal as azeitonas;
- a particularidade nutricional menos positiva da azeitona está relacionada com o seu método de conservação. Utilizam-se salmouras (água com sal) para aumentar a duração do produto, o que aumenta muito o teor em sódio da azeitona.
Sugestão de receita
Bolinhos de ricota com molho de azeitonas pretas
Ingredientes
- 200g de queijo ricota
- 1 clara de ovo
- 2 colheres de sopa de aveia
- 1 beringela
- 1 courgette
- 1 pimento vermelho
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal q.b.
Molho
- 2 colheres de sopa de azeitonas pretas picadas
- 1 colher de chá de mostarda
- 1 colher de sopa de vinho tinto
- 1 colher de chá de orégãos
- água q.b.
Preparação
- Misture o queijo ricota, a clara de ovo, a aveia e o sal até obter uma massa homogénea. Faça bolinhos achatados. Leve ao lume, numa frigideira antiaderente com um pouco de azeite e deixe grelhar até alourar. Reserve.
- Coloque num tacho a beringela e a courgette cortadas em cubos pequenos, o pimento vermelho, a cebola e os alhos picados. Tempere com sal e um pouco de azeite e leve ao lume com um pouco de água, para cozinhar.
- Para o molho, bata todos os ingredientes no liquidificador.
- Monte o prato: por cada porção, coloque um pouco do estufado de legumes, por cima 2 a 3 bolinhos de ricota e regue com o molho de azeitonas pretas.
Conclusão
A azeitona deve ser utilizada no âmbito de uma alimentação variada e equilibrada.
O seu consumo traz benefícios à saúde idênticos ao azeite.
Mas, como em tudo, a moderação é a palavra de ordem.
Fale com o seu nutricionista e descubra todas as propriedades deste fruto e a melhor forma de o incluir na sua alimentação, de acordo com o seu caso e objetivo específico.
Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si!
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.
2 comentários a “3 fantásticos benefícios das azeitonas para a sua saúde diária”