Sal

Apesar da informação sobre os malefícios que uma dieta com alto teor de sal pode provocar, a verdade é que nos últimos cinco anos os portugueses não reduziram o consumo e quase toda a população (95,6%) consome sal acima do aconselhado pela Organização Mundial de Saúde.

A OMS recomenda um nível de consumo de sal inferior a 5 grama por dia para a prevenção de doenças cardiovasculares. Contudo, a ingestão de sal na maioria dos casos está muito acima da quantidade sugerida e em Portugal a quantidade de sal presente na alimentação é sensivelmente o dobro daquela que é recomendada, tornando-se, por isso, urgente começar a reduzir, de forma progressiva, a quantidade de sal ingerida. Em Portugal, segundo o Estudo Português de Hipertensão, consumiu-se em 2012, em média, 10,7 gramas por dia.

Os malefícios do sal

Mas a mudança de mentalidades não é fácil e ainda há um longo caminho a percorrer, uma vez que o consumo excessivo de sal em Portugal está culturalmente enraizado na confeção e preparação de todos os alimentos. Todos os excessos, praticados ao longo de tantos anos têm consequências nefastas para a saúde. No estudo “Perceção da População sobre Hipertensão”, desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão, verificou-se que apenas ¼ dos portugueses mudou os seus hábitos de consumo no que diz respeito ao sal, apesar de conhecerem os seus malefícios para a saúde, existindo uma forte resistência à mudança.

Um estudo mostra que, só em 2010, a ingestão de sal esteve associada à morte de mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo devido a doenças cardiovasculares. Ainda não há números para Portugal, mas os especialistas portugueses fizeram contas em 2012: se reduzíssemos em cerca de metade o sal, salvar-se-iam 6000 vidas por ano. Portugal é um dos países da Europa que apresenta uma maior taxa de mortalidade provocada por acidente vascular cerebral, sendo a hipertensão arterial um dos fatores de risco mais relevantes.

É fundamental que se adote um estilo de vida saudável com a prática regular de exercício físico e com uma alimentação equilibrada, substituindo o sal por ervas aromáticas.

Pela sua saúde: reduza o consumo de sal.