O seu carrinho está vazio!
Ano novo! Vida nova!
Pois é, a quadra festiva já lá vai, ficam as boas memórias dos tempos passados, esperamos nós, em segurança com os nossos familiares e amigos, mas, infelizmente, ficaram também aqueles quilinhos extra que não fazem cá falta nenhuma, certo?
É extremamente comum, em quadras festivas, e em particular nesta quadra natalícia que combina várias festas (jantares de Natal de amigos, empresa, a própria consoada, o réveillon e, em algumas famílias a celebração do dia de Reis) o aumento de peso e de gordura corporal.
O que os estudos nos dizem é que, em média, as pessoas aumentam entre 0.4 e 0.9 Kg no período das festas e existe uma tendência que mostra que esse aumento de peso tende a ficar permanente nos meses subsequentes nunca mais sendo revertido.
O efeito cumulativo com outras épocas festivas, como a Páscoa, ou períodos de maiores excessos, como as férias de verão, faz com que, facilmente, um indivíduo possa aumentar 2 a 3 kg num ano.
Então, de que forma podemos minimizar e tentar reverter o mais possível esses aumentos?
Uma solução lógica e que parece ter alguma eficácia é, procurarmos nas semanas seguintes, efetuar uma ingestão calórica inferior às nossas necessidades médias (se não conhece qual é o seu gasto calórico médio diário contacte o seu nutricionista), contudo, tal parece não ser suficiente na grande maioria das pessoas, pelo que, um reforço relevante do tempo dedicado à prática de atividade física parece indiciar ser uma das estratégias mais eficazes. Ou seja, o mal estará feito.
Caberá a cada um, no limite das suas possibilidades, iniciar ou reforçar, nas próximas semanas os seus níveis de atividade física.
Não podendo este esforço ser diário (seria o ideal), pelo menos três a quatro vezes por semana e em períodos nunca inferiores a uma hora.
Uma boa caminhada de 1h a um ritmo acelerado e sem pausas é, para a grande maioria das pessoas, um exercício físico que está ao seu alcance.
Haja vontade!
Um excelente 2022!
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.