Clinicas Persona - Ferro e Vitamina C

O ferro e a vitamina C


Ferro

O ferro é um mineral cuja absorção pode variar de 1 a 50% dependendo da natureza da dieta e dos mecanismos de regulação da mucosa intestinal.

É sabido que a sua absorção melhora bastante com a presença de vitamina C.

Existem 2 tipos de ferro:

  • o ferro heme que é de origem animal
  • e o ferro não-heme que é de origem vegetal.

O ferro heme é melhor absorvido que o não-heme pois a absorção do ferro de origem vegetal depende da sua solubilidade, do tipo de dieta e dos seus componentes.

A carência deste mineral está extremamente disseminada no mundo inteiro pois ela atinge cerca de 3 bilhões de pessoas podendo causar: fadiga, anemia ferropénica (hipocrómica), fraqueza muscular, problemas comportamentais, diminuição da resistência a infeções, diminuição do paladar, distúrbios de aprendizagem, má performance escolar, depressão, diarreia, edema maleolar, queda de cabelo, menstruações frequentes, aumento do stress oxidativo, diminuição do desenvolvimento mental e atraso do crescimento.

Os grupos mais suscetíveis de desenvolver anemia são: os lactentes, as adolescentes, as grávidas e as mulheres durante o período menstrual.

Existem também alguns fármacos que podem desencadear carência de ferro tais como: colestiramina, clofibrato, neomicinas, sulfassalazina e a tetraciclina.

As principais fontes: Carne vermelha, fígado, cabidela, gema de ovo, crustáceos, feijão, espargos, espinafre, farelo de trigo, aveia, nozes e chocolate em pó.

As principais funções: Auxiliar a absorção de fósforo, cobre e cobalto, formação da hemoglobina, transporte de oxigénio, participa na produção de carnitina, colagénio e elastina, possui propriedades anticancerígenas, melhora o desempenho físico, participa na manutenção do sistema imunológico, constituinte de inúmeras proteínas e enzimas, incluindo a catalase que inibe a formação dos radicais livres, também favorece a produção e regulação de alguns neurotransmissores cerebrais.

Vitamina C

Por sua vez, a vitamina C é a vitamina sob forma de suplemento mais utilizada no mundo, ainda assim as pesquisas indicam que uma grande parte da população sofre de carência.

Nos países desenvolvidos o escorbuto tem vindo a aumentar em certos subgrupos populacionais como idosos, alcoólatras e doentes crónicos.

O organismo tem um consumo mais rápido desta vitamina nos casos de: cansaço, consumo de tabaco, de álcool ou de açúcares simples.

Em casos de carência grave podem aparecer alguns sinais como: crescimento lento, irritabilidade, diminuição da imunidade, cicatrização lenta e deficiente, hemorragias, sangramento gengival, fadiga, aparecimento precoce de rugas, perda de apetite, problemas gástricos, hematomas frequentes e queda capilar.

Em casos de carência extrema o escorbuto pode conduzir à morte.

As principais fontes: Citrinos, kiwis, morangos, meloa, papaia, frutos silvestres, pimento vermelho, brócolos, couve-de-bruxelas, pimentão verde, batata-doce, tomate, caju e acerola.

As principais funções: Atuar como prevenção dos estados gripais, das rinofaringites virais e de carcinomas; fortalecer o sistema imunológico, reduzir o colesterol, combater as doenças cardiovasculares, acelerar a cicatrização de feridas, ajudar a manter uma boa visão, ajudar a superar a infertilidade masculina.

É um potente antioxidante que ajuda a: reduzir a reatividade das vias aéreas em asmáticos, prevenir doença periodontal (gengivite), proteger contra o tabaco e outros poluentes, proteger a vitamina E e recuperar a oxidada; é importante na manutenção da elasticidade e hidratação da pele, no aumento da absorção e bio disponibilidade do ferro dos alimentos de origem vegetal, participa na síntese de carnitina, estimula a lipólise e aumenta o colesterol HDL (“bom” colesterol), auxilia a função dos sais biliares, diminui a incidência de coágulos, tem efeitos laxativos, diminui os sintomas de rugas, flacidez, manchas e envelhecimento precoce, previne a diabetes; é útil no tratamento de distúrbios mentais, atua como anti-histamínico natural, mantém saúde de ossos e dentes, reduz a oxidação dos aminoácidos fenilalanina e tirosina e potencializa a ação de medicamentos anti-infeciosos especialmente do trato urinário.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.