alimentos geneticamente modificados

O que é um Organismo Geneticamente Modificado? Saiba tudo com a Persona!


Saiba o que é um Organismo Geneticamente Modificado

Sabia que cerca de 90% das culturas agrícolas mundiais de soja, milho e algodão são plantadas com recurso a sementes geneticamente modificadas?

Mas afinal o que é um organismo geneticamente modificado (GMO)?

Possivelmente já comeu melancia sem sementes ou uvas sem grainhas, certo?

Um GMO pode ser uma bactéria, um vírus, um animal ou uma planta, que através de engenharia genética ou transgénica foi modificado em laboratório, criando daí um organismo combinado (DNA de diferentes espécies) ou com DNA “melhorado” que não ocorre naturalmente na natureza através dos seus processos naturais, como a seleção natural ou cruzamento de genes entre espécies próximas.

Este é um tema muito controverso, onde encontramos pontos positivos no uso de alimentos transgénicos ou geneticamente modificados, mas também muitas dúvidas, em particular nos efeitos a longo e muito longo prazo que a exposição a estes alimentos pode provocar no ser humano e na própria natureza.

Pelo lado positivo, e tendo em atenção que existem problemas de fome e má-nutrição em diversos locais do planeta, os GMO ao resistirem melhor às doenças infeciosas que os afetam e ao terem a capacidade de ultrapassar condições climatéricas e de solo mais agrestes, além de possuírem maior resistência aos herbicidas mais usualmente utilizados, são uma ajuda muito importante para o sucesso das colheitas em países subdesenvolvidos, onde um mau ano agrícola pode resultar em situações graves para a população.

Além desta característica têm, por norma, maior tempo de conservação em armazenamento simples, e podem ser enriquecidos em vitaminas e minerais aumentando assim o seu valor nutricional.

Por outro lado, apesar de serem ainda necessários mais e melhores estudos científicos sobre os efeitos do consumo e uso de Organismo Geneticamente Modificado, surgem algumas indicações perturbantes que não abonam em favor dos mesmos.

Entre elas destacamos a diminuição da resistência aos antibióticos, o aumento das alergias alimentares, a migração de genes resistentes para outras espécies (como a migração de genes resistentes herbicidas para as ervas-daninhas), e até correlação com alguns casos de cancro.

Em Portugal, e por diretiva da comissão europeia, todo e qualquer alimento ou produto de uso no ser humano, que contenha vestígios de Organismo Geneticamente Modificado, tem que vir mencionado no seu rótulo, ao contrário dos Estados Unidos e outros países onde tal notificação não é obrigatória.

Para saber mais sobre estas questões, fale com o seu nutricionista.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.