O seu carrinho está vazio!
Os diferentes tipos de gordura
Na realidade, a gordura não é toda igual e pode ser diferenciada em três tipos principais:
- gordura visceral,
- gordura subcutânea e
- gordura localizada,
sendo que cada uma exige um tratamento específico.
Gordura visceral
Como o próprio nome indica, a gordura visceral é armazenada na cavidade abdominal, envolvendo os órgãos internos.
Esta gordura liberta ácidos gordos, hormonas e proteínas inflamatórias, e quando está em demasia no nosso corpo afeta negativamente a capacidade dos órgãos vitais funcionarem adequadamente.
É precisamente a gordura visceral que dá ao indivíduo a silhueta de uma maçã.
Os exercícios cardiovasculares são os mais eficazes contra este tipo de gordura.
Gordura subcutânea
Cerca de 40 a 60% de toda a gordura corporal encontra-se na forma de gordura subcutânea — a gordura que podemos sentir debaixo da pele.
Os exercícios cardiovasculares têm menor capacidade de eliminação deste tipo de gordura e para além deles há que adotar também um plano alimentar com défice calórico.
Em média é possível perder entre 400g a 700g de gordura subcutânea por semana, o que equivale a um défice calórico de cerca de 500kcal a 900kcal por dia.
O organismo é incapaz de queimar esta gordura de forma mais rápida e se existir uma diminuição ainda maior da ingestão calórica, o que vai começar a perder em primeiro lugar é músculo e não gordura.
Gordura localizada
Infelizmente, esta gordura é precisamente a mais difícil de eliminar, já que o organismo só a utiliza em última instância, eliminando numa primeira fase a gordura visceral e subcutânea.
Geralmente localizada no abdómen, flancos e coxas, a estratégia de luta contra esta gordura exige outro tipo de abordagem.
As células de gordura (adipócitos) praticamente não morrem, são eternas.
No fundo, o tecido adiposo pode ser comparado a uma esponja – podemos até emagrecer e “secar” os adipócitos mas terá sempre que ser mantido um plano alimentar equilibrado e a prática regular de exercício físico, já que estas células voltam ao seu volume inicial com bastante facilidade.
Para eliminar de forma saudável a gordura localizada na zona do abdómen, flancos e coxas, as Clínicas Persona disponibilizam a mais recente e eficaz tecnologia médica que permite atingir unicamente os adipócitos e romper a sua membrana, causando assim morte celular e eliminando a gordura localizada de forma definitiva: o Pershape®.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.
2 comentários a “Os diferentes tipos de gordura”