O seu carrinho está vazio!
Preparado(a) para mudar de vida?
O processo de emagrecimento é complexo e não é fácil resistir à tentação, motivo pelo qual muitas pessoas desistem ao fim de algum tempo.
A boa notícia é que grande parte do sucesso só depende de si e está precisamente na motivação.
Estar motivado(a) é fundamental para perder peso.
Muitas pessoas comportam-se como se não pudessem usufruir de uma vida social plena enquanto emagrecem e agem como se a felicidade não combinasse com exercícios físicos e a prática de uma alimentação saudável e equilibrada.
Modificar hábitos e transformar comportamentos exigem dedicação, mas a persistência será recompensada a todos os níveis.
Indicamos de seguida 9 formas de se manter motivado(a):
- Qual o motivo para querer emagrecer?: uma das formas de se motivar é fazer uma lista com os motivos pelos quais quer perder peso: seja por uma questão de saúde, porque o verão está à porta e quer estar na sua melhor forma ou simplesmente para se sentir bem consigo próprio(a). O importante é estar comprometimento(a) com o seu objetivo.
- Tenha expectativas realistas: definir objetivos demasiado ambiciosos pode ser frustrante, no caso de não os conseguir alcançar. Este é precisamente um dos motivos que leva muitas pessoas a desistir. Já o contrário, ao estabelecer expectativas realistas, fará com que sinta maior satisfação e motivação. É importante perceber que uma diminuição de 5 a 10% do seu peso corporal já traz melhorias muito significativas na sua qualidade de vida.
- Adote uma atitude positiva: se vai iniciar um processo de emagrecimento com o pensamento que não vai conseguir perder peso, já está a condicionar e boicotar o próprio resultado. É importante que seja otimista, confiante e seguro(a) de si. Isto faz com que haja de forma mais convicta. No entanto, não adianta mentalizar-se e não se esforçar nessa direção, até porque não vai conseguir conquistar o que deseja se nada fizer.
- Mantenha o foco: não se fixe apenas no número que a balança que lhe dá e não corra desesperadamente atrás disso. O importante é focar-se no processo como um todo e encará-lo como um desafio, definindo a melhor estratégia. Os objetivos têm de ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e terem um período de tempo específico.
- Aposte na reeducação alimentar: de nada servirá seguir uma deita altamente restritiva e querer perder peso a todo o custo, se depois não conseguir manter os hábitos. Ao fazê-lo, não só o processo será mais penoso como irá sentir-se frustrado(a) ao recuperar os quilos perdidos quando voltar aos velhos hábitos. O ideal é fazer uma reeducação alimentar adaptada ao seu caso, seguindo um plano alimentar personalizado e que tenha em conta os seus gostos, horários e particularidades individuais.
- Preencha um diário alimentar: monitorizar tudo o que ingere é importante para que consiga ter consciência e um controlo efetivo da sua alimentação diariamente. O registo deve incluir não só as refeições principais, mas todos os pequenos “desvios” que eventualmente possam acontecer, como, por exemplo, a trinca que deu na fatia de bolo que partilhou com o amigo. Aproveite também para registar a forma como se sente quando está a ingerir determinado alimento, o que pode ajudar a identificar se o impulso que sente é realmente fome ou apenas emocional.
- Imprevistos podem acontecer: situações inesperadas fazem parte da vida e vão sempre acontecer. Festas, reuniões, eventos socias, stress no trabalho e situações familiares imprevistas não têm de ser um problema. O importante é desenvolver estratégias para conseguir lidar com estas situações e manter-se motivado(a) para emagrecer. Ao fazer uma boa gestão de stress e retomar logo que possível os hábitos saudáveis, vai garantir que tudo correrá dentro do previsto.
- Comemore as conquistas: pequenas mudanças traduzem-se em grandes resultados e é importante que valorize todas as conquistas. As recompensas são importantes para mostrar a si mesmo(a) que está no caminho certo e que merece ser premiado(a) por isso, o que só irá reforçar e motivar ainda mais para continuar. Mas não associe recompensa com comida, até porque existem outras opções bem mais saudáveis e enriquecedoras: viajar, ir ao cinema, fazer uma massagem ou comprar roupa nova, por exemplo.
- Procure ajuda profissional: o acompanhamento por um nutricionista é fundamental e garante a diminuição de peso com toda a segurança e a sua posterior manutenção. Além de todo o acompanhamento motivacional, o nutricionista irá implementar estratégias e adaptar todo o processo à sua realidade pessoal. O importante é otimizar o seu bem-estar e introduzir alterações profundas no seu estilo de vida.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.