Clinicas Persona - Dieta Normoproteica

A dieta normoproteica inserida num serviço de nutrição avançada e refeições saudáveis


Em 1971 o Dr. Blackburn, da Faculdade de Medicina de Harvard, determinou a quantidade de proteínas que um paciente deve ingerir numa dieta para proteger a sua massa muscular.

No princípio, a dieta chamou-se “jejum proteico” e era indicada para pessoas que sofriam de um excesso de peso importante. Atualmente, é o método de dieta de emagrecimento mais eficiente, rápido e com imensos benefícios para a saúde (melhora a hipertensão arterial, glicemia, os níveis de colesterol e triglicéridos, o ácido úrico,…).

Desde então complementou-se e melhorou-se a sua composição para uma ótima tolerância sem reduzir a sua eficácia. Mais de 30 milhões de pacientes no mundo demonstram o seu valor.

O novo método de emagrecimento das Clínicas Persona – PerEmagrecer by Dietflash – baseia-se num método específico de dieta normoproteica composto por diferentes fases, aconselhado e acompanhado por profissionais especializados e muito centrado na reeducação alimentar.

Todos os produtos estão formulados para que possam fazer parte de uma dieta saudável, variada e equilibrada. São produtos quantificados, excelentes para diferentes momentos do dia, baixos em gorduras e hidratos de carbono e ricos em proteínas de alto valor biológico, com aminoácidos essenciais.  

Como funciona? 3 etapas fundamentais:

  1. Emagrecimento (fase estrita): durante esta etapa é eliminado 80% do excesso de peso e a sua duração varia consoante o objetivo de peso que foi estabelecido.
  2. Reeducação (fase de transição): durante esta fase, serão reintroduzidos todos os tipos de alimentos com o objetivo de adotar os novos hábitos alimentares que vão ajudar a perder os restantes 20% de peso.
  3. Manutenção (fase de equilíbrio): nesta fase o paciente alcança o equilíbrio alimentar, melhorando o desempenho físico e mantendo o peso perdido.

As necessidades de consumo diário de proteínas são de cerca de 1g por quilo de peso e dia. (Recomendação OMS).

Que limitando o consumo de glúcidos a menos de 50 g/ dia se neutraliza a segunda ação da insulina acumulando gorduras. A diminuição da glucose no sangue, e o hipoinsulinismo produzido arranca o catabolismo dos triglicéridos em primeiro lugar e o resto das gorduras acumuladas seguidamente.

Passam a produzir ácidos gordos e estes, por sua vez, cetonemia. A produção de cetonemia, subproduto do catabolismo lipídico fornece as necessidades de energia do Sistema Nervoso Central.

Este novo método específico de dieta normoproteica composto por diferentes fases é bastante seguro pois é acompanhado por profissionais especialistas em nutrição e alimentação.

É eficaz, uma vez que a alteração metabólica permite uma rápida perda de gordura, sem fome nem cansaço nem recuperação do peso perdido. As visitas de acompanhamento para manter o peso perdido são semanais e todo o plano é acompanhado pela nossa gama de suplementos que proporciona todas as vitaminas e oligoelementos para garantir que o seu estado nutricional é perfeito.

A maior parte das dietas hipocalóricas fracassam porque são lentas e desanimam o paciente. Não ensinam um programa de alimentação saudável a longo prazo. Causam psicastenia e podem até causar uma diminuição na massa magra. Quase sempre já se seguiram várias dietas e esta não é a primeira vez que se tenta. Padece-se facilmente de sensação de fome. Provocam um estado de carência no organismo  

Então em que se diferencia a dieta normoproteica de outras dietas?

Existem algumas chamadas dietas proteicas que se comercializam nas farmácias e lojas dietéticas.

Na maioria dos casos contêm um considerável conteúdo de glúcidos e gorduras.

Não são cetogénicas. As chamadas dietas de substituição (substituem uma refeição normal diária) são hipocalóricas, não cetogénicas.

As dietas hiperproteicas (Atkins, Dukan, provocam sobrecarga metabólica). Não há seguimento médico. Nenhuma delas propõe uma reeducação alimentar definitiva. Todas elas provocam uma fácil recaída ao deixar a dieta.  

Então porquê seguir uma dieta normoproteica?

Porque fornece proteínas fracionadas em aminoácidos (cracking) de alto valor biológico que contêm todos os aminoácidos, inclusivamente os essenciais em proporções adequadas. Por isso definem-se como de alto valor biológico.

Nas primeiras 48 horas consomem-se as reservas de glúcidos (glicogénio) e a partir de então começam-se a consumir as gorduras acumuladas, com uma rápida perda de peso.

Não provoca sensação de fome e mantém um excelente estado geral, devido ao estado metabólico induzido de cetose livre, aos nutrientes e complementos fornecidos: vitaminas, minerais e oligoelementos.

Mantém-se um balanço azotado equilibrado graças às proteínas fornecidas sem perda da massa muscular nem de outros elementos plásticos.

É indicada sobretudo para quem tem sobrepeso e obesidade, mas quem tem o seu peso dentro do normal também poderá seguir esta dieta normoproteica.

É especialmente útil em casos de obesidade com comorbidades, sejam elas metabólicas: dislipemia, hiperuricemia, diabetes não dependente de insulina, como orgânicas: Insuficiência cardiorrespiratória, hipertensão arterial, patologia osteoarticular por sobrepeso.

Está também indicada para casos de déficit da circulação sanguínea de retorno, em casos de Pré-operatório programado, Pré-menopausa e síndrome pósmenopáusica, Pós-parto e melhoria da Celulite.  

Conselhos sobre o consumo de proteínas ingestão de proteína

O consumo de proteínas influencia a regeneração da massa muscular mais intensa nas horas matutinas.

Também são necessárias para a síntese dos neuromediadores. Têm um efeito retardador na absorção e metabolismo dos glúcidos.

Dar proteínas ao pequeno-almoço e ao meio-dia, sobretudo ricas em catecolaminas, como carnes vermelhas e ovos.

Proteínas ligeiras ao jantar, peixe, marisco, carnes brancas como frango e peru para favorecer a passagem intracerebral do triptofano.  

Conselhos sobre o consumo de lípidos

Vários estudos nutricionais confirmam que o consumo de uma pequena quantidade de colesterol ao pequeno-almoço cria um feedback negativo.

Isto porque paralisa a ação da enzima hepática HMG-Co-A Redutase e trava a produção de colesterol no fígado através de um efeito similar à estatina.

De manhã o consumo de 10/20g de manteiga ou margarina e queijos baixos em gorduras são úteis para travar a produção de colesterol endógeno e reduzir os níveis de LDL no sangue.

Além disso, se estiver enriquecido com ómegas 3-6, são precursores dos eicosanóides provocando um efeito anti-inflamatório.

À noite os ácidos gordos polinsaturados contribuem para os processos de reparação e multiplicação celular.

Ocorrem durante o descanso noturno, assim como a ativação da síntese das hormonas do crescimento.  

Conselhos sobre o consumo de glúcidos ingestão de glúcidos

O consumo de açúcares de absorção rápida de manhã desvia a passagem da tirosina para o ciclo de Krebs e diminui a síntese de catecolaminas.

Ao longo do dia diminui a sensibilidade dos recetores insulínicos.

Evitar os açúcares rápidos ao pequeno-almoço (sumos, mel, compotas, creme de chocolate, cereais).

Deve-se ingerir gorduras, proteínas e açúcares lentos, para evitar, assim, a resistência à insulina (pois os recetores estão bastante excitáveis de manhã).

Aconselha-se a meio da manhã uma pequena porção de açúcares rápidos para combater a hipoglicemia (sensação de estômago vazio) que se produz dos picos insulínicos vespertinos.

Desta maneira fugimos dos ressaltos que se possam produzir entre a glicemia e a insulina.

Almoço: Podem-se comer vegetais, leguminosas, cereais e frutas (cítricos) após a carne uma vez que melhoram a absorção do ferro.

Ao lanche, os açúcares rápidos favorecem a utilização do triptofano, evitando a ansiedade.

Não se devem ingerir açúcares ao jantar porque provocam secreção de insulina não fisiológica, aumentando o armazenamento de aumento de peso e a resistência à insulina.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.