Clinicas Persona - Causas retenção de liquidos

Quais as causas da retenção de líquidos?

O corpo humano é essencialmente água, que está presente no sangue, músculos, órgãos e até mesmo nos ossos.

É algo essencial, mas em algumas situações poderá causar problemas como, por exemplo, na retenção de líquidos, que pode ser desencadeada por muitas causas diferentes.

Alimentação

Todos nós precisamos de sódio, que desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial e dos níveis de fluídos.

No entanto, apenas precisamos de uma pequena quantidade, sendo que em grandes quantidades no nosso sistema, poderá fazer com que o corpo retenha água.

O sal de mesa é uma fonte de sódio, mas obtemos a maioria de alimentos processados, como carne, bolachas, batatas fritas, fast food e até mesmo refrigerantes.

É importante verificar os níveis de sódio dos alimentos e bebidas antes de consumir, é possível ajudar a equilibrar o sódio comendo alimentos ricos em potássio, como bananas e espinafres.

Estilo de vida

Tem pernas e tornozelos inchados?

A gravidade mantém o sangue concentrado na zona inferior do nosso corpo o que aumenta a pressão dentro dos vasos sanguíneos nas pernas e pés e faz com que o fluido drene para esses tecidos.

Ficar sentado ou em pé por muito tempo pode fazer com que este tecido retenha água. Se trabalha em pé, pode notar pernas e tornozelos inchados no final do dia.

Também é um sintoma comum em viagens longas de avião.

Causas hormonais

É normal nas mulheres a sensação de inchaço nos dias que antecedem a menstruação.

No entanto, geralmente desaparece depois de alguns dias.

Caso não desapareça, as terapias hormonais de substituição poderão ser a causa dessa retenção de líquidos.

Medicamentos

Muitos medicamentos causam retenção de líquidos como efeito secundário. Estes incluem:

• Medicamento para controle da tensão arterial;
  • Analgésicos;
  • Antidepressivos;
  • Medicação para quimioterapia.

Pergunte ao seu médico se os seus medicamentos podem ser o problema. Se assim for, pode haver outra opção.

Problemas cardíacos

Um coração fraco não faz um bom trabalho de bombeamento, o que  pode provocar retenção de líquidos e inchaço nas pernas e abdómen.

Outros sintomas de insuficiência cardíaca incluem:

• Fraqueza;
  • Tonturas;
  • Taquicardia;
  • Sensação de cansaço;
  • Falta de ar.

Em casos extremos, a insuficiência cardíaca pode causar uma acumulação perigosa de líquidos nos pulmões chamado de edema pulmonar.

Os sintomas incluem falta de ar, respiração rápida e tosse. Tal condição requer tratamento de emergência.

Problemas venosos

Se as válvulas dentro das veias não fecharem como devem, nem todo o sangue é bombeado de volta para o coração, o que causa inchaço na parte inferior das pernas. Outros sintomas incluem:

• Pernas doloridas;
  • Veias dilatadas;
  • Mudança na cor da pele;
  • Erupções cutâneas;
  • Úlceras.

Causas anatómicas

A retenção de líquidos também pode ser causada por outras condições graves:

• Trombose venosa profunda: Se tiver inchaço em apenas um pé ou perna, é possível que tenha um coágulo sanguíneo. Outros sintomas incluem dor, calor e edema. Um coágulo pode-se formar em situações de longo repouso, como quando se recupera de uma cirurgia ou durante um longo voo. Esta condição, pode ser muito perigosa e precisar de intervenção imediata.
  • Pré-eclâmpsia: É normal que as mulheres tenham inchaço nos pés e nas pernas no final da gravidez. Mas o inchaço nas mãos e no rosto pode ser um sinal de um problema perigoso de tensão arterial chamado pré-eclâmpsia. Ligue para o seu médico se tiver inchaço acompanhado de dores de cabeça, visão turva ou dor abdominal.

Outras causas possíveis incluem:

• Cancro, incluindo cancro nos rins, fígado e ovários;
  • Doença renal;
  • Cirrose do fígado;
  • Perda de proteína por desnutrição grave.

O que pode fazer para melhorar?

Primeiramente é importante o acompanhamento médico.

Em alguns casos, o inchaço exige ajuda médica imediata.

Se for causado pelo seu ciclo menstrual ou por uma refeição salgada, desaparecerá por conta própria.

Além da consulta médica, também poderá ser indicado:

• Experimentar uma dieta com pouco sal: não consuma mais de 2.3 gramas de sódio por dia.
  • Levantar os pés: deite-se com os pés acima do nível do coração várias vezes ao dia para remover o fluido dos pés e tornozelos.
  • Usar meias de compressão: Estas meias, apertam suavemente a parte inferior das pernas para ajudar a manter o sangue circulando.
  • Fazer tratamentos indicados para retenção de líquidos: Tratamentos como Pressoterapia ou Trim I são indicados para retenção de líquidos e poderão ajudar na recuperação desta condição.