Clinicas Persona -- 5 sinais que precisa emagrecer

5 sinais de que precisa emagrecer


Precisa de emagrecer? A roupa que tanto gosta já não lhe serve? Se tiver um destes 5 sinais, está na hora de perder uns quilinhos a mais.

1 – Estou cansada e menos ágil.

Quando o seu peso aumenta, esse aumento não se nota apenas na sua aparência física.

Há também um aumento da gordura intra-abdominal que provoca pressão sobre os órgãos, veias, artérias e nervos.

Este constrangimento, além de levar a um aumento da tensão arterial, diminui o fluxo sanguíneo para os seus órgãos e músculos, obrigando o coração – ele próprio um músculo – a realizar um esforço maior para manter a eficácia do sistema circulatório, diminuindo assim, a sua resistência ao esforço.

A sua agilidade também fica comprometida porque se tem um corpo mais volumoso, então ficam limitadas as tarefas que antes fazia com facilidade.

Vestir-se ou calçar os sapatos, brincar com os seus filhos ou executar simples tarefas domésticas já não é a mesma coisa, certo?

2 – A roupa do verão passado não me serve.

Muitas vezes só se dá conta do aumento de peso nas mudanças de estação. Quando vai ao armário e experimenta roupas do ano anterior!

Onde é que já viu isto acontecer? Só aí é que se dá conta do aumento de volume nas pernas, na cintura, nas ancas e nos braços.

Se não subir à balança, um aumento de 2 ou 3 Kg não se faz notar no dia-a-dia, mas esses quilos a mais podem representar um aumento 3 ou 4 centímetros de perímetro corporal.

Isto sim, faz-se notar rapidamente pois a sua roupa não cresce!

Tudo isto acontece porque quando aumenta de peso, na grande maioria das vezes, a culpa é da massa gorda e não da massa muscular.

Sabia que o mesmo peso de massa gorda e massa magra têm volumes diferentes?

É fácil de ver que a massa gorda ocupa mais espaço e, pior ainda, tem tendência a acumular-se na zona subcutânea.

Qualquer pequeno aumento de massa gorda nota-se logo, e é por isso que a roupa é um bom indicador da sua composição corporal.

Tente usar aquele vestido que não usa e comprove!

3 – Estás mais “gordinha”?

As pessoas que lhe são mais próximas ou que convivem consigo no dia-a-dia, seja na família ou no trabalho, pelo facto de a verem frequentemente, não se dão conta de que está mais “gordinha”.

No entanto, aquela amiga que já não vê há algum tempo ou as pessoas da família com quem não convive com frequência, conseguem notar de imediato as alterações na sua imagem.

Seja o excesso de peso, as rugas ou os cabelos brancos.

Essas pessoas têm memória da sua imagem de quando estava mais magra e, quando a vêm de novo, se tiverem confiança consigo, dizem-lhe: “Estás mais cheiinha mas até te fica bem, estavas muito magra”.

Afirmações como esta ou ainda mais agressivas –– “Engordaste muito!” –– vindas de pessoas que já não estão consigo há imenso tempo são, sem dúvida, sinal urgente de que precisa de emagrecer.

Se calhar, está na hora de começar!

4 – Esta não sou eu!

Todos temos espelhos em casa! Mesmo que, muitas vezes procure fugir, quando tem aquele momento de franqueza em frente ao espelho, pensa para si mesma: “Esta não sou eu!”.

Quando a sua imagem não é aquela que um dia já teve e com a qual se sentia bem, segura e confiante, é esse o “click” mental necessário à mudança.

Muitas vezes é o suficiente para dar o primeiro passo para a transformação, seja no estilo de vida ou pedir ajuda especializada.

É ao espelho que encara a realidade e é nessa imagem que não considera sua que tem de ir buscar a força para mudar.

Não tem de ter vergonha.

Peça ajuda!

5 – Tenho dores nas costas e articulações.

Antes de se fazerem notar os efeitos do aumento de peso nas análises sanguíneas, quer pela alteração dos valores de colesterol e triglicerídeos ou de algum outro indicador, é nas suas articulações, em especial nos joelhos, ancas e tornozelos que os primeiros sinais começam a surgir.

São as articulações que suportam todos os dias o seu peso corporal e a ajudam a mexer-se.

Mais do que qualquer outra zona do corpo, as articulações estão sujeitas às “agressões” de um peso superior àquele que a nossa constituição física consegue suportar.

As dores musculares, em especial nas costas, são em muitas ocasiões provocadas pela diminuição da irrigação sanguínea dos músculos e pelo constrangimento de fibras nervosas ou até mesmo da coluna vertebral.

Isto provoca nevralgias e mialgias que indicam um peso excessivo.

Estas dores recorrentes são também sinais de que necessita de perder peso.

Pronta para começar?   Receba mais dicas preciosas sobre como emagrecer. Subscreva o nosso blog gratuitamente!

Leia mais: “Pensamento de Gorda”, existe?

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.