O alho francês (ou alho porro) pertence à mesma família da cebola e do alho, apresentando por isso características comuns. Muito consumido principalmente na culinária do Egito e Médio Oriente, o alho francês possui um bolbo pequeno e um longo caule branco e cilíndrico de camadas sobrepostas que flui para folhas de coloração verde.
Com um sabor característico, que faz lembrar as chalotas, mas mais doce e subtil, o alho francês e a cebola substituem-se: quando não há colheita de alho francês (de maio a agosto), há colheita da cebola (de junho a setembro) e vice-versa.
Composição nutricional
100g de alho francês contem:
– 61 calorias
– 1,5g de proteína
– 0,3g de gordura
– 14g de hidratos de carbono
– 1,8g de fibra
– 59mg de cálcio
– 28mg de magnésio
– 12mg de vitamina C
Sabia que:
– O alho francês é rico em vitaminas A e C, potássio, cálcio, fósforo e ácido fólico. Para preservar as suas características e todas as propriedades nutricionais deve ser consumido cru ou pouco cozinhado;
– O teor de ácido fólico presente no alho francês pode ajudar na prevenção do acidente vascular cerebral e da doença cardíaca, através da redução dos níveis de homocisteína no sangue;
– Ao nível da sua composição em fitoquímicos, o alho francês contém saponinas e flavonóides, dos quais o kaempferol é o principal. Destacam-se também alguns compostos fenólicos e carotenoides, como o betacaroteno, luteína e zeaxantina. Estes compostos podem contribuir para reduzir o risco de cancro, pelas suas propriedades antioxidantes a nível celular;
– O alho francês é pouco calórico e rico em fibras, o que contribui para a sensação de saciedade, sendo por isso um bom aliado nos programas de emagrecimento;
– Pela sua composição nutricional, o alho francês deve ser ingerido com moderação por pessoas que estão a seguir uma dieta baixa em potássio ou que estejam a tomar anticoagulantes.
Como usar:
A parte comestível é a parte branca e verde clara do caule. A parte esbranquiçada do alho francês é a mais utilizada, no entanto, as folhas verdes não devem ser desperdiçadas e podem ser aproveitadas na confeção de sopas.
Sugestão de receita
Bacalhau à Brás com alho francês
Ingredientes:
– 1 posta de bacalhau
– 2 alhos francês
– 2 ovos
– 1 cebola
– 1 cenoura pequena
– 1 dente de alho
– azeite q.b.
– pimenta e salsa a gosto
Preparação:
Numa frigideira em lume brando, salteie a cebola às rodelas e o dente de alho esmagado no azeite. Acrescente o bacalhau desfiado, o alho francês ás rodelas e a cenoura ralada e misture bem. Deixe cozinhar um pouco. Numa tigela, bata ligeiramente os ovos com um garfo. Acrescente os ovos ao preparado com o bacalhau e misture até estar bem ligado e os ovos estarem cozinhados. Prove, retifique os temperos e sirva salpicado com a salsa picada. Bom apetite!
O alho francês deve ser utilizado no âmbito de uma alimentação saudável e equilibrada. Fale com o seu nutricionista e descubra todas as propriedades deste vegetal e a melhor forma de o incluir na sua alimentação, de acordo com o seu caso e objetivo específico.