O seu carrinho está vazio!
As Batatas – Um pouco da sua história
As batatas, originárias da cordilheira dos Andes, na América do Sul, foram inicialmente domesticadas e cultivadas pelos povos que habitavam esses locais, há aproximadamente 8000 anos, tendo posteriormente sido a base da alimentação dos incas.
Foram trazidas para a Europa por exploradores espanhóis na época dos descobrimentos (séc. XVI), tendo tido, inicialmente, grande utilidade na prevenção do escorbuto entre os marinheiros, dada a sua riqueza nutricional em vitamina C e fácil conservação, sendo género alimentício obrigatório para as grandes viagens marítimas da época.
Hoje o cultivo da batata está largamente difundido, ao ponto de ser a quarta cultura mais abundante depois do milho, do trigo e do arroz, sendo a China o maior produtor mundial deste alimento.
De grande versatilidade culinária, a batata, ao proporcionar várias opções de cor e sabor, é utilizada em diferentes receitas e pratos tradicionais um pouco por todo o mundo.
Largamente consumida em Portugal, é um tubérculo rico em amido, de fácil digestibilidade quando cozinhada, sendo servida das mais diversas formas: cozida, assada, estufada, frita, salteada, em puré ou em sopas.
Além da vitamina C, a batata contém também quantidades moderadas de vitaminas B1, B3, B6 e minerais como o potássio, o fósforo e o magnésio bem como alguma fibra alimentar.
Existem variedades com teores de amido diferentes, tornando umas mais adequadas para cozer e fritar e outras para assar, mas com valores calóricos semelhantes para a mesma quantidade.
Importa também referir que as batatas devem ser conservadas num ambiente escuro e fresco, de modo a evitarmos a sua deterioração e a maior concentração, por baixo da pele, de glicoalcalóides, como a solanina, responsável pelo tom esverdeado de algumas batatas e nociva para a saúde quando ingerida em grandes quantidades.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.