O seu carrinho está vazio!
Castanha de Caju
O cajueiro é uma árvore originária do nordeste brasileiro que, por intervenção direta dos portugueses, na época dos descobrimentos, se expandiu para África e Ásia sendo muito popular nos países asiáticos, que, a par do Brasil, são dos maiores exportadores mundiais da castanha do caju.
castanha do caju é a verdadeira fruta do cajueiro, contudo, agregado a esta, desenvolve-se também um pedúnculo floral comestível, chamado de “pseudofruto”, muito saboroso e nutritivo, o caju, mais conhecido e consumido pela população local.
Em termos nutricionais destaca-se, tal como em outros frutos secos, pelo seu baixo índice glicémico e pela elevada concentração em ácidos gordos mono e polinsaturados, que ajudam a controlar as concentrações sanguíneas de proteínas transportadoras de colesterol, em particular reduzindo o colesterol LDL e aumentando o HDL.
São também ricas em minerais como o cobre, o cálcio, o magnésio, o ferro, o fósforo, o potássio e o zinco e em vitaminas como a C, E, K, B1, B3, B6 e B9.
São também uma fonte importante de antioxidantes, em especial flavonoides, como as proantocianidinas, que, juntamente com a elevada disponibilidade de cobre, ajudam a combater células tumorais interrompendo o seu processo de divisão celular, sendo este um dos maiores benefícios do consumo de castanha do caju.
Além disso, parece existir indicação científica que relaciona o consumo de castanha de caju com redução de tensão arterial, ossos mais saudáveis, diminuição risco de formação de litiase biliar e prevenção de aumento de peso, sendo contudo necessários mais estudos para reforçar estas evidências.
Importa referir também que a castanha do caju não deve ser consumida crua ou mal torrada, pois nesse estado, ela é muito tóxica, devido à presença de urushiol, que em pequenas concentrações é irritante para a pele e pode provocar lesões muito dolorosas.
Por esse motivo toda a castanha do caju deve ser previamente torrada ou cozinhada a altas temperaturas, dado o calor neutralizar esta toxina.
Para saber mais sobre este tema, fale com o seu nutricionista: só assim é possível saber qual a melhor estratégia alimentar a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.