O seu carrinho está vazio!
Dicas, alimentos e tratamentos para combater a retenção de líquidos
Retenção de líquidos é um problema bastante comum que pode afetar pessoas de todas idades e género.
Esta é causada pela acumulação excessiva de fluidos no corpo e que pode resultar em dor, sensação de pernas pesadas e cansadas, distensão abdominal, mãos inchadas e a sensação de mal-estar.
A retenção de líquidos pode ser causada por diversos fatores como insuficiência cardíaca, renal, problemas a nível da tiroide, medicação, dietas ricas em sal e sedentarismo.
Além disso, mudanças hormonais, como a menopausa, também podem desencadear o problema.
Existem diversas maneiras de diminuir a retenção de líquidos, incluindo:
- alimentação com redução de sal – o sal em excesso é um dos principais fatores que contribuem para a retenção de líquidos. Alimentos como enlatados, fast-food, e alimentos processados devem ser limitados e devem ser priorizados alimentos frescos e naturais.
- praticar atividade física regularmente – a atividade física promove o fluxo sanguíneo e promove a drenagem do excesso de líquidos.
- dormir bem – o sono é importante para a saúde no geral. É recomendado dormir pelo menos entre 7 a 8 horas por noite para manter o corpo descansado e saudável;
- manter uma boa hidratação – a desidratação pode influenciar a retenção de líquidos. É recomendado beber pelo menos 8 copos de água por dia para manter o corpo hidratado e ajudar a evitar a retenção de líquidos. Além disso, é importante evitar bebidas açucaradas, como por exemplo, refrigerantes.
Além de ser importante limitar o consumo de sal e aumentar o consumo de água, é importante incluir determinados alimentos para evitar que surja esta acumulação de fluidos.
Estes alimentos são:
- frutas e verduras – estas são ricas em antioxidantes e minerais como potássio, que ajudam a equilibrar os níveis de sódio e ajudam a prevenir a retenção.
- proteínas magras – ajudam a manter o equilíbrio dos líquidos no corpo e também ajudam a manter a saúde dos músculos e ossos;
- alimentos ricos em ómega-3 – como por exemplo, salmão, sardinha e atum, ajudam a manter um coração saudável.
A retenção de líquidos é um problema que pode afetar a saúde e o bem-estar das pessoas.
É importante entender quais os sintomas e as suas causas e tomar medidas para preveni-la, incluindo uma mudança a nível dos hábitos alimentares e a prática de atividade física regular.
Realizar tratamentos estéticos focados na retenção de líquidos como por exemplo Pressoterapia e Endermologia, aliado a um estilo de vida saudável é uma forma de obter resultados de forma mais eficaz.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.