O seu carrinho está vazio!
Dieta Paleo ou Paleolítica – Saiba em que consiste! – Clínicas Persona
Nos dias de hoje floresce informação na internet e nas redes sociais sobre uma nova tendência de dieta a adotar para emagrecer ou, alegadamente, simplesmente para nos mantermos saudáveis dentro do nosso peso ideal.
A Dieta Paleo advoga que o ser humano moderno se desviou muito do tipo de alimentação padrão dos seus longínquos ancestrais e, devido a isso, as doenças ditas das sociedades modernas, como a obesidade, os problemas cardiovasculares e degenerativos, tornaram-se mais comuns e frequentes.
O princípio fundamental da dieta paleolítica consiste em ingerir todos os alimentos da forma mais simples possível, ou minimamente preparados ou processados.
Os alimentos base desta alimentação são os legumes, as frutas, frutos secos e sementes seguidos da carne e do peixe, ou seja, todos os alimentos que podiam ser obtidos por caça ou coleta. Importa referir que o período paleolítico, segundo a história, decorreu deste os 2.5 milhões de anos AC até aos inícios da agricultura, há cerca de 10000 anos, logo nesta dieta à uma grande limitação do consumo de cereais e produtos lácteos.
Dada esta limitação grande no consumo de hidratos de carbono, é eficaz, a curto prazo, para perder peso, mas a médio/longo prazo tende a ser difícil de cumprir, dadas as grandes limitações que impõe, e a taxa de abandono é muito alta, sendo seguida, habitualmente, por uma rápida recuperação de peso.
Mas, se por um lado, a ideia de consumir produtos frescos e pouco processados, privilegiando o consumo de legumes, sementes e frutas e evitando os hidratos de carbono refinados e os produtos alimentares industrializados e fortemente processados é nutricionalmente interessante, por outro lado, a importância excessiva dada ao consumo de proteína animal e gorduras, vai contra as recomendações nutricionais que a evidência científica tem vindo a demonstrar.
Não sendo desejável a eliminação do seu consumo, como é lógico, devemos sim promover um consumo moderado deste tipo de alimentos.
Outro aspeto negativo da dieta paleo é a demonização dos lacticínios e dos alimentos com glúten.
Sendo certo, que existem pessoas com intolerância à lactose e ao glúten, onde o consumo destes alimentos é de evitar, a larga maioria da população digere perfeitamente os produtos que contenham lactose e glúten, aliás, a persistência da enzima lactase no nosso sistema digestivo após a primeira infância, foi uma adaptação evolutiva do ser humano, que muito o favoreceu em comparação com outras espécies, ou seja, o ser humano não parou de evoluir há 10000 anos, continuando em constante mudança mesmo nos dias de hoje.
Ainda assim, se segue este tipo de dieta paleo, alertamos para os riscos de défice de cálcio, especialmente se tem histórico familiar de osteoporose ou se tem algum nível de osteopenia.
Fale com o seu nutricionista e saiba se esta dieta pode ser ideal para si.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.