Your cart is currently empty!
Dieta: tudo o que sempre quis saber
Tenho de fazer dieta?
Qual a dieta mais indicada para o meu caso?
Que resultado vou obter?
E durante quanto tempo?
Estas são perguntas que já fez a si próprio e para as quais não obteve uma resposta convincente.
Acompanhe-nos para saber as respostas.
O que é a dieta?
A palavra “dieta” traz consigo uma carga negativa e está frequentemente associada a algo restritivo e a um processo penoso, difícil de seguir e manter a longo prazo. A verdade é que a palavra tem origem no latim “diaeta” e significa “modo de vida”.
Assim sendo, no seu sentido literal, dieta é o conjunto de hábitos alimentares de um indivíduo e todos nós, ainda que de forma pouco consciente, fazemos no dia-a-dia a nossa própria dieta.
Na maioria dos casos, no entanto, a palavra é utilizada para se referir à seleção de alimentos por questões médicas, culturais, religiosas ou estéticas, com objetivos variados.
Seja a perda ou ganho de peso, prevenção de alergias, diminuição dos níveis de colesterol e triglicéridos, desintoxicação do organismo, combate à hipertensão arterial, redução da glicose ou ácido úrico no sangue, entre outros.
O que é uma dieta equilibrada
Uma dieta saudável e equilibrada é aquela que contém a quantidade adequada de alimentos necessários para garantir as suas necessidades nutricionais específicas.
Deve incluir diferentes grupos de alimentos e fornecer ao organismo todas as proteínas, gorduras, hidratos de carbono, fibras, vitaminas e minerais indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.
A quantidade de cada grupo de alimentos que deve ser consumida depende da idade, sexo, perfil clínico e nível de atividade física, de acordo com o objetivo em questão.
Tipos de dieta e para que servem
Diversas dietas têm-se tornado populares nos últimos anos.
Algumas são dietas da moda e, por isso, passageiras, outras polémicas, com maior ou menor evidência científica que as comprove.
Há dietas para todos os gostos.
Deixamos alguns exemplos:
- Dieta de Atkins – restringe o consumo de hidratos de carbono de forma drástica, com ingestão acentuada de gordura.
- Dieta de South Beach – divide-se em 3 fases, onde é dado enfase ao consumo de proteínas e posteriormente são inseridos os alimentos ricos em fibra.
- Dieta do Tipo Sanguíneo – parte do princípio que o tipo de sangue influência a resposta do organismo em relação à alimentação, aconselhando a evitar determinados alimentos.
- Dieta Dash – criada para ajudar a diminuir a pressão arterial, reduz a quantidade de sal (sódio) da alimentação.
- Dieta Low-carb – a expressão em inglês defende uma dieta com baixo teor de hidratos de carbono e aumento subsequente da ingestão de proteínas e gorduras.
- Dieta Cetogénica – alimentação exclusivamente proteica, com base num processo de cetose, onde o organismo utiliza as gorduras como fonte energética.
- Dieta dos Pontos – baseia-se numa tabela de alimentos em que ao longo do dia vão-se somando as calorias dos alimentos ingeridos até se atingir determinado valor calórico.
- Dieta Paleo – defende que devemos adotar uma alimentação semelhante ao dos nossos antepassados do tempo da Idade da Pedra, consumindo apenas os alimentos que estavam disponíveis nessa altura.
- Dieta Detox – parte do princípio que o nosso corpo precisa de ser limpo de toxinas e a alimentação é feita exclusivamente à base de sumos de vegetais e fruta.
- Dieta Mediterrânica – padrão alimentar dos países do mediterrânio, onde se privilegia o consumo de peixe, fruta, legumes e o azeite como gordura de eleição.
- Dieta Vegetarinana – tem a carne como alimento proibido e pode conter ou não alimentos de origem animal, como ovos e lacticinios.
- Dieta Vegan – mais restritiva que a dieta vegetariana, na medida em que exclui por completo todos os alimentos de origem animal e que possam conter estes ingredientes na sua composição.
- Dieta sem lactose – indicada para quem tem intolerância à lactose, sendo substituido o leite por bebidas vegetais (soja, aveia, arroz, amêndoa, coco).
- Dieta sem glúten – indicada para quem tem intolerância ao glúten ou doença celíaca, excluindo da alimentação cereais como o trigo, centeio e cevada.
Qual a dieta indicada para mim?
Sim, sabemos que tem essa dúvida e estamos aqui para ajudar.
Com a certeza de que cada caso é um caso.
Só após uma correta avaliação do seu perfil clínico, antecedentes pessoais e familiares, medicação atual, valores dos parâmetros bioquímicos, hábitos alimentares existentes e rotinas, é possível definir qual a melhor estratégia alimentar a seguir.
Apenas o nutricionista, na posse de todos os dados anteriores e com recurso a uma análise da composição corporal, lhe pode prescrever uma plano adaptado a si e aos seus objetivos.
Nas Clínicas Persona não vai fazer mais uma “dieta” mas sim uma reeducação alimentar e comportamental.
Vai seguir um plano alimentar personalizado, o que lhe vai permitir mudar hábitos e dar uma nova dimensão à sua vida.
Marque a sua consulta de nutrição com os nossos nutricionistas e comece já hoje a mudar de vida!
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.
4 comentários a “Dieta: tudo o que sempre quis saber”