O seu carrinho está vazio!
Sabia que o excesso de peso pode causar problemas nos seus joelhos?
O joelho é uma articulação muito importante para as atividades do dia-a-dia e também para a prática desportiva.
Entre as funções dessa articulação está a de transmitir a energia cinética necessária para o movimento de diversas partes do corpo.
Porém, para que essa parte do corpo funcione adequadamente, sem o surgimento de problemas e episódios de dor, alguns fatores devem ser observados, especialmente em relação à sobrecarga nessa articulação.
Normalmente, as pessoas associam a dor no joelho a alguma condição patológica dos ossos ou ligamentos, mas o sobrepeso é umas das causas mais recorrentes da sobrecarga no joelho, causando:
- dores fortes;
- rigidez;
- inchaço;
- limitação nos movimentos;
- ocasionalmente, sensação de crepitações e estalos com o movimento.
Isto acontece uma vez que, quando existe excesso de peso, o peso da extremidade superior é suportado pela extremidade inferior, muito pelos joelhos, o que causa muita pressão sobre os mesmos, causando desgaste na cartilagem.
Para além disso, estar acima do peso também leva a uma degeneração mais rápida das articulações, aumentando o risco de osteoporose e osteoartrite.
O excesso de peso é, inclusive, um dos grandes fatores de risco de artrose nessa região, causando a deterioração da articulação do joelho. Para além desta zona o excesso de peso aumenta também o risco de artrose na bacia, nos tornozelos e nas articulações dos pés e dedos. A artrose no joelho é um processo de desgaste articular, onde ocorrem desgastes na cartilagem, presença de osteófitos (os famosos bicos de papagaio ou esporões), que podem formar-se em redor da articulação causando compressão de outras estruturas, levando ao aparecimento de muita dor. O mecanismo da artrose associada à obesidade é facilmente explicado pelo facto de que a força que passa pelo joelho numa caminhada num terreno plano corresponde de 3 a 4 vezes o peso do nosso corpo. Isto significa que um acréscimo de 5kg na balança corresponde a um aumento de 15 a 20 kg sobre a articulação.
Já durante uma subida ou descida de escadas ou corrida, a sobrecarga corresponde de 6 a 8 vezes o peso do corpo!
A artrose é uma doença crónica, não pode ser curada e com o tempo é provável que piore.
No entanto, o tratamento ajuda a controlar os sintomas e a melhorar a qualidade de vida.
Para além disso, o exercício físico tem também um papel fundamental já que a fraqueza muscular é outro fator que pode levar a sobrecarga nesta articulação. Normalmente, pessoas com artrose de joelhos não praticam exercício físico, pois têm uma preocupação de aumentar a sobrecarga da articulação. Porém, pesquisas demonstram que, na verdade, o exercício físico mesmo com um pouco de carga em membros inferiores não piora a sintomatologia. Muito pelo contrário, a dor diminui significativamente e existe uma melhoria da funcionalidade.
Mas, para isso é fundamental a orientação de um profissional habilitado para que os exercícios sejam realizados de forma correta e sem riscos.
Resumo
Resumindo, o primeiro passo é sem dúvida perder peso por todos os motivos apresentados acima.
Assim, vai diminuir a pressão colocada nos joelhos pelo peso do corpo, o que resulta em menor desgaste das cartilagens, o que significa que os joelhos ficam mais saudáveis por um longo período de tempo.
Para além disso, vai reduzir também a inflamação no corpo, o que diminui o risco de desenvolver osteoartrite. Nas Clínicas Persona pode encontrar a ajuda necessária para iniciar o seu plano de emagrecimento e também fortalecimento da musculatura necessária para uma maior estabilidade desta articulação. Procure a Clínica Persona mais perto de si e faça já a sua avaliação gratuita e fique a conhecer o tratamento mais adequado para si!
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.