A Importância dos Antioxidantes


O que é um radical livre?

Num átomo, os eletrões distribuem-se em camadas à volta do núcleo.

Quando a camada exterior não está completa este átomo fica instável e tende a interagir com outros fornecendo ou retirando os eletrões necessário de modo a completar a sua camada exterior.

Na sua forma instável estes átomos são extremamente reativos denominando-se radicais livres.

Aqueles que mais atacam o organismo humano são os que se formam pela separação de uma molécula de oxigénio, resultando daí dois átomos onde faltam dois eletrões na camada exterior de cada um deles.

Os radicais livres formam-se nas reações metabólicas normais do nosso organismo.

Porém, fatores como o fumo do tabaco, poluição do ar, radiação, medicamentos, stress e álcool podem aumentar exponencialmente a sua produção.  

Como é que o radical livre ataca as células?

Quando estes átomos de oxigénio instáveis se formam no organismo humano, eles atacam a molécula estável mais próxima, retirando-lhe os eletrões.

Esta molécula “roubada” faz parte de uma qualquer célula de um qualquer órgão do nosso organismo e, ao perder um dos seus eletrões, fica, ela própria, um radical livre que, por sua vez, vai atacar uma molécula sua vizinha criando uma cadeia reativa que só termina, normalmente, com a morte da célula ou deformação do seu material genético, o DNA.  

Como nos defendemos dos radicais livres?

O nosso organismo está preparado, até determinados limites, para se defender dos radicais livres, quer através de determinadas enzimas que os destroem quer pela ação dos antioxidantes.

No entanto, se a produção de radicais é excessiva ou se as defesas estão limitadas podem surgir lesões.  

Os antioxidantes

Os antioxidantes são moléculas que fornecem os seus eletrões aos radicais livres, não se transformando eles próprios em radicais, terminando, dessa forma, a cadeia reativa.

Entre os mais potentes encontram-se as vitaminas C, E e A.

O selénio, sendo fundamental no funcionamento da principal enzima que combate os radicais livres, insere-se também neste grupo.

A vitamina E desempenha um papel fundamental no transporte de ácidos gordos polinsaturados no sangue, que são particularmente vulneráveis aos ataques dos radicais livres.

Esta vitamina deixa-se atacar protegendo assim os ácidos gordos e transformando-se, ela própria, num radical livre até ser regenerada pela vitamina C.

A vitamina C, além do papel fundamental que desempenha na regeneração da vitamina E, funciona ainda como poderoso antioxidante bloqueando a cadeia de reacções.

O betacaroteno, existente nos vegetais, transforma-se em vitamina A, quando o organismo dela necessita.

Para se ter uma ideia do seu poder antioxidante registe-se que uma só molécula deste pigmento natural pode anular mil moléculas de radicais livres.

O Selénio é essencial para o funcionamento da glutationa peroxidade, uma enzima que destrói os radicais livres.

Todos estes nutrientes não conseguem ser produzidos pelo organismo, logo terão de ser fornecidos, quer através da alimentação, quer por suplementos vitamínico-minerais.

Tenha-se em atenção que a ação dos vários antioxidantes se complementa, por isso não devemos incidir a alimentação apenas em fontes alimentares de um deles. Se a opção for o uso de suplementos, eles deverão fornecer os antioxidantes em conjunto.

Lutar contra os radicais livres é diminuir a probabilidade de ocorrerem doenças degenerativas crónicas.

É, em suma, atrasar o nosso envelhecimento.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

2 comentários a “A Importância dos Antioxidantes”