O seu carrinho está vazio!
A importância da fibra numa alimentação saudável
As fibras alimentares têm um papel fundamental na nossa saúde digestiva. Estas são de origem vegetal e têm benefícios a nível do controlo da glicémia e do colesterol, para além disso contribuem para o bom funcionamento do trânsito intestinal e ajudam na prevenção do aparecimento de doenças cardiovasculares.
Existem 2 tipos de fibras:
- as fibras solúveis;
- as fibras insolúveis.
As primeiras, dissolvem-se em água e formam um gel viscoso que se move no trato gastrointestinal. Este movimento promove uma maior sensação de saciedade e tem influência a nível do apetite. Estas também ajudam a reduzir a absorção de colesterol, podendo levar a níveis mais reduzidos do colesterol LDL (o tão chamado “colesterol mau”) no sangue e promove um bom controlo de níveis da glicémia.
As fibras insolúveis, como o nome indica, não se dissolvem em água e permanecem intactas enquanto passam pelo trato gastrointestinal, promovendo os movimentos do intestino, permitindo assim uma maior regulação a nível do transito intestinal.
Alimentos ricos em fibras solúveis:
- cevada;
- aveia;
- leguminosas (grão, feijão, favas, ervilhas, entre outros);
- hortícolas.
Alimentos ricos em fibras insolúveis:
- cereais integrais,
- sementes,
- hortícolas de folha verde.
Uma boa ingestão de fibras é algo fundamental numa alimentação saudável e uma simples maneira de aumentar o seu consumo é introduzir frutas e hortícolas na nossa alimentação. Para além disso, substituir alguns alimentos pelos menos, mas integrais, como por exemplo substituir arroz branco por arroz integral também faz com que a ingestão destas fibras seja maior ao longo do dia.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.