O seu carrinho está vazio!
Perímetro abdominal: muito mais que uma questão de medidas
Perímetro abdominal: muito mais que uma questão de medidas. Saiba porquê!
Uma barriguinha mais proeminente, com acumulação de gordura localizada, não é apenas uma questão estética, mas sim um problema de saúde com várias complicações associadas.
Engana-se se pensa que esse pneuzinho apenas fica menos bem quando se olha ao espelho ou quando o botão das calças e da camisa teima em não apertar: a gordura localizada na zona abdominal é a mais prejudicial à saúde e, como é metabolicamente ativa, produz substâncias químicas que são agressivas para o nosso organismo.
Assim sendo, o perímetro abdominal é um bom indicador de saúde e está associado ao desenvolvimento precoce de algumas doenças, como a hipertensão, a diabetes, a obesidade e a hipercolesterolemia.
Em Portugal e de acordo com a Direção-Geral da Saúde, o excesso de peso e a obesidade são um dos principais problemas de saúde e as doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte, sendo prioritário atuar ao nível da prevenção.
Como medir?
Meça o perímetro abdominal com uma fita métrica, em torno do abdómen, entre o rebordo inferior da última costela e a crista ilíaca (zona correspondente à cintura).
Quais os valores de referência?
O ideal é ter um perímetro inferior a 94cm no homem e de 80cm na mulher. Se os valores forem superiores a 102cm no homem e a 88cm na mulher, o risco metabólico e de desenvolvimento de doenças cardiovasculares é muito elevado.
Quais as causas?
Além da predisposição genética, a acumulação de gordura na zona abdominal está basicamente relacionada com um estilo de vida pouco saudável, sendo o sedentarismo e a má alimentação as principais causas.
Quais as complicações?
O excesso de gordura corporal, particularmente a que se acumula junto dos órgãos, é a chamada gordura visceral. Este é o tipo de gordura mais perigosa, na medida em que liberta substâncias, como a adiponectina e a leptina, que favorecem ainda mais a acumulação de gordura. Além disso, este tipo de tecido adiposo liberta substâncias químicas e hormonas inflamatórias que são agressivas para o aparelho circulatório e para o pâncreas, favorecendo assim a acumulação de placas de gordura nas artérias. Esta alteração do estado hormonal, caracterizado por uma resistência à ação da hormona insulina, contribui para o aparecimento da hipertensão, das alterações de colesterol e da diabetes.
Como prevenir?
É importante a adoção de um estilo de vida mais saudável, o que implica aumentar a atividade física, controlar o peso e adotar uma dieta equilibrada e adaptada às suas necessidades. Restrinja a ingestão de gorduras e açúcares, aumente o consumo de frutos e legumes ricos em fibras, modere o sal e substitua-o por ervas aromáticas e/ou sumo de limão e não consuma bebidas alcoólicas em excesso. A prática regular de exercício físico, durante 30 a 60 minutos, ajuda na gestão do peso e contribui ainda para diminuir os níveis de colesterol, reduzir o risco de hipertensão e de doenças cardiovasculares. Manter o peso adequado, com uma alimentação saudável e equilibrada, complementada com a prática regular de exercício físico, é a chave de sucesso para melhorar a sua saúde e aumentar a qualidade de vida.
Além disso, ao deslocar-se a uma Clínica Persona irá ter o acompanhamento dos melhores profissionais e a mais recente e eficaz tecnologia, no combate à inestética e perigosa gordura abdominal, para que viva mais e melhor, com mais saúde, beleza e bem-estar.
Os resultados são garantidos.
E isso vai refletir-se no seu dia-a-dia… o que faz toda a diferença!
Para atingir os resultados que sempre sonhou, marque a sua consulta gratuita.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.
2 comentários a “Perímetro abdominal: muito mais que uma questão de medidas”