O ferro (Fe) é um oligoelemento importante nos processos metabólicos que envolvem o transporte e armazenamento de oxigénio, bem como o metabolismo oxidativo e o crescimento celular. O organismo humano adulto contém entre 3 a 5g de Fe (a maior parte sob a forma de hemoglobina) ele está presente em três formas de oxidação: ferro metálico, Fe2+ (ferroso), Fe3+ (férrico).
A absorção de Ferro é afectada por vários factores:
- Nível de ferro do indivíduo;
- Necessidades diárias de ferro especificas o indivíduo;
- Fonte e teor de ferro dos alimentos que compõem a refeição;
- Outros constituintes presentes na refeição.
Ela é facilitada pela presença de ácido ascórbico, ácidos orgânicos como ácido cítrico, málico e tartárico e peptídeos com o aminoácido cisteína. E, pelo contrário, a absorção de Ferro pode estar dificultada pela presença, ou ingestão simultânea de alimentos contendo ácido fítico (ligam-se ao ferro e impedem a sua absorção), polifenóis, cálcio (daí devermos evitar sobremesas lácteas em refeições ricas em ferro) e fosfatos e ácido oxálico. Importa também referir que o ferro heme (presente na carne e derivados) apresenta biodisponibilidade superior (cerca 25%) ao ferro não heme (inferior a 10%), presente nos produtos vegetais.
As deficiências em Ferro podem ter duas causas: fisiológicas e patológicas. Entre as mais comuns de ambas destacamos: gravidez, lactação, menstruação muito intensa, crescimento (infância e puberdade), alimentação pobre em ferro, deficiente absorção de ferro, hemorragias ocultas recidivantes (úlceras gastrointestinais, tumores, etc..) e hemorróides sangrantes.
Entre os alimentos mais ricos nos dois tipos de ferro mencionados temos o fígado, as leguminosas secas, o peixe de conserva, os ovos, a couve galega, os frutos secos, a carne de vaca e as ervilhas.
Para saber mais sobre este tema, fale com o seu nutricionista: só assim é possível saber qual a melhor estratégia alimentar a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.
2 Comments
Comments are closed.
Bom dia,
Tenho uma vida diária muito ativa, faço inclusive algumas caminhas, mas gostaria de eliminar a gordura na zona da barriga que se tem vindo a acumular ao longo dos últimos anos. Tenho intenções em agendar com a vossa equipa uma consulta de nutrição, pois tenho consciência que alimentação que levo poderá não estar ajustada, ao mesmo tempo que gostaria de conhecer o meu perfil vitamínico, de forma a garantir que a nova alimentação não me retirará a energia diária que tenho. Estes serviços são compatíveis nos vossos serviços? Numa fase seguinte, poderei realizar um tratamento apenas na zona abdominal, ajudando-me a eliminar esta gordurinha inestética? Como posso proceder para avançar com estas questões? Obrigada, Sara Borges
Olá Cara Sara,
Agradecemos a sua mensagem e informamos que nas Clínicas Persona realizamos vários exames, nomeadamente, o Perfil Vitamínico (https://clinicaspersona.com/eu-quero/nutricao-ortomolecular/).
Sim, claro! Posteriormente e logo que for oportuno, poderá realizar um tratamento de modo a eliminar a gordura localizada que menciona.
Solicitamos que contacte a Clínica Persona mais próxima da sua área de residência – https://clinicaspersona.com/onde-estamos/, com intuito de agendar o seu exame e esclarecer todas as suas questões.
Obrigada pela preferência e bom fim de semana!