O que há em comum entre os Santos Populares e a Sardinha Assada? Tudo!
O mês de Junho é sinónimo de Santos Populares que é, consequentemente, sinónimo de festas populares e da nossa típica sardinha assada. Assim, nada melhor do que aproveitar a época para dar a conhecer os inúmeros benefícios que este peixe tem!
Quais os benefícios da Sardinha?
O nome da sardinha está relacionado com a sua origem, pois esta é originária da ilha italiana Sardenha onde, em tempos, este peixe existia em grande abundância. Na Costa Portuguesa, a sardinha encontra-se em mais abundância na costa noroeste entre o Porto e a Figueira da Foz e em Lisboa. A pesca desta é realizada através da arte do cerco. Por isso, para além de todas as vantagens nutricionais, o consumo da Sardinha contribuí em força para o nosso comércio e economia nacional.
A espécie mais comum da costa Portuguesa é a da família Sardina pilchardus, esta acumula gordura desde o final da primavera até meados do outono para crescer e para se reproduzir. A gordura acumulada, rica em ácidos gordos polinsaturados (principalmente ómega-3), acumula-se no músculo e em redor das vísceras conferindo-lhe o paladar típico e os benefícios para o seu consumo.
A sua riqueza nutricional está principalmente relacionada com a sua composição em ácidos gordos polinsaturados. No entanto, a sua concentração em vitamina B12, selénio e ferro também contribuem para a importância da sardinha na nossa alimentação.
Os ácidos ómega-3 são uma família de ácidos gordos polinsaturados que contribuem para o bem-estar do nosso organismo. Funcionalmente, os mais importantes ácidos ómega-3 são o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o docosahexaenóico (DHA), pois possuem propriedades anti-inflamatórias que são uma mais-valia para a manutenção da nossa saúde. Vários estudos indicam os efeitos positivos que estes ácidos gordos têm no nosso organismo tanto a nível cardiovascular como a nível cerebral, em condições inflamatórias e ainda na prevenção de vários tipos de cancro. O EPA e o DHA não conseguem ser sintetizados pelo nosso organismo, assim sendo, a sua ingestão diária é recomendada. O consumo destes tem sido associado à manutenção dos vasos sanguíneos, na redução da aterosclerose, nos efeitos positivos na pressão arterial e no perfil lipídico, pois diminuem o colesterol LDL (o “mau” colesterol) e aumentam o HDL (o “bom” colesterol). Relativamente ao nosso cérebro, 50% do seu peso seco é gordura existindo uma grande proporção de DHA e uma mais reduzida de EPA. Na prevenção do cancro, o papel o EPA e DHA desenrola-se ao nível do controlo da proliferação das células tumorais, influenciando a resposta do organismo ao tumor.
A sua concentração em Vitamina B12 promove o bem-estar cardiovascular através da manutenção dos níveis de homocisteína, responsável por destruir as paredes das nossas artérias, sendo também importante para a formação de glóbulos vermelhos. A sua riqueza em minerais foca-se no selénio, fazendo com que a sardinha seja a terceira principal fonte deste mineral. O selénio tem grandes capacidades anti-oxidantes, desempenhando um papel fundamental na integração celular. Para além do selénio, o ferro da sardinha, por se apresentar na forma “heme”, tem uma boa disponibilidade e é importante para a formação dos glóbulos vermelhos, transporte do oxigénio no sangue e produção de componentes essenciais, como hormonas e colagénio.
Quando chega a altura de comprar sardinhas é importante ter em conta a frescura do alimento, para isso basta ter uma observação atenta do aspeto do peixe. O peixe fresco tem:
- guelras bastante vermelhas e sem muco
- corpo de consistência firme
- olhos salientes e brilhantes
- escamas brilhantes e bem fixas
- odor suave a maresia
Após a sua compra, as sardinhas não devem ser congeladas porque a sua composição pode ficar alterada e o sabor e textura modificados. As sardinhas devem ser consumidas juntamente com legumes variados, sendo o acompanhamento com o pão só para dias especiais!
Agora, com estes benefícios todos, o único motivo para comer sardinhas não é só a celebração dos santos populares!
Para atingir os resultados que sempre sonhou, marque a sua consulta gratuita e só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.