Saiba quais os benefícios da linhaça na alimentação
A linhaça é a semente do linho, outrora muito comum nas culturas agrícolas europeias e americanas, dada a necessidade da fibra de linho para a indústria têxtil. Os relatos iniciais do cultivo e uso da linhaça para fins alimentares remontam à antiga Mesopotânia, ou seja, há mais de 5000 anos.
Nos dias de hoje, ela pode ser encontrada em três tipos: em farinha, conhecida por linhaça moída; em sementes ou em óleo. O óleo de linhaça é extremamente rico em ácidos gordos ómega-3, mas não contêm as mesmas propriedades da linhaça moída e das sementes, em particular o seu elevado teor em fibras solúveis e insolúveis. A forma mais adequada para consumo de linhaça, e também a mais comum de encontrar à venda nos supermercados, é sem dúvida na forma de sementes, pois preservam intactas as suas propriedades nutricionais. Quando compradas já moídas ficam mais propensas à oxidação e o seu prazo de validade é mais curto.
Além da sua riqueza em ácidos gordos ómega-3, as sementes de linhaça são também ricas em compostos fitoquímicos como as lignanas, em vitaminas do complexo B e em minerais, em particular magnésio, manganês. Contudo uma das características pelas quais o seu consumo alimentar é desejado é a sua elevada percentagem em fibras alimentares solúveis e insolúveis e por conseguinte a sua ação desobstipante e de regulação do trânsito intestinal. Dez gramas de sementes de linhaça contêm um grama de fibra solúvel e três gramas de fibra insolúvel. Importa referir, que dado o seu efeito laxante, o seu consumo deve ser moderado em pessoas com síndrome de cólon irritável.
Dado o seu perfil nutricional, e baixo valor calórico por porção (1 colher de sopa de sementes de linhaça tem cerca de 50 Kcal), a adição de sementes de linhaça aos alimentos pode ajudar no controle dos valores de glicemia e melhorar o perfil lipídico, além de contribuir para uma melhor saúde do aparelho digestivo promovendo a perda de peso ou manutenção de peso saudável. Alguns estudos evidenciam estas mais-valias contudo mais investigação e mais estudos em pessoas são necessários para comprovar estas teorias.
Com o seu ligeiro sabor a noz, as sementes de linhaça combinam perfeitamente com outros alimentos em várias preparações culinárias e em diferentes refeições durante o dia, como nas sugestões que a seguir propomos:
- Ao pequeno-almoço associadas a cereais e leite ou em papas de aveia;
- Polvilhadas em saladas e sopas;
- Misturadas em iogutes ao lanche da manhã ou da tarde;
- Adicionadas a molhos de tomate ou junto com mostarda para temperos;
- Associadas à carne (almôndegas ou carne para assar)
- Em sumos detox ou smoothies
Fale com o seu nutricionista e descubra outros alimentos benéficos e a melhor forma de os incluir na sua alimentação, de acordo com o seu caso e objetivo específico.