A diabetes é uma doença silenciosa. Em Portugal há mais de um milhão de diabéticos e cerca de dois milhões de pré-diabéticos. Muitas destas pessoas não sabem que têm a doença ou que estão num grupo de risco para a ter. Saiba o que é a diabetes, os alimentos que os diabéticos devem comer e aqueles que devem evitar.
A grande maioria dos alimentos que ingerimos no dia-a-dia são transformados, no processo de digestão, em glicose, açúcar que é utilizado como fonte de energia pelo nosso organismo.
A insulina, hormona produzida pelo pâncreas, é fundamental neste processo. Sem ela o nosso corpo não obtém a energia que necessita diariamente.
A diabetes mellitus tipo 1 caracteriza-se pelo seu pâncreas não produzir a insulina que precisa.
A diabetes mellitus tipo 2 caracteriza-se pela incapacidade do seu corpo usar a própria insulina de forma eficaz o que resulta, em ambos os casos, na elevação da glicose no sangue.
Existem também outros tipos como a diabetes gestacional e outros associados a outras causas.
Alimentação dos diabéticos e a roda dos alimentos
A alimentação dos diabéticos deve ser baseada nos princípios da Roda dos Alimentos devendo ser completa, variada e equilibrada.
A estruturação do plano alimentar do diabético deve ser sempre feita juntamente com um nutricionista para que este possa ser adaptado à toma de antidiabéticos orais e insulina.
Alimentos a evitar pelos diabéticos
- Açúcar branco ou alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, bolos, chocolates, compotas, rebuçados e outros, uma vez que elevam a glicose no sangue, são pobres em nutrientes e ricos em calorias, promovendo o aumento de peso e consequências a ele associadas.
- Alimentos ricos em gorduras como produtos de salsicharia/charcutaria, snacks, batatas fritas, bolos, chocolates, e outros, na medida em que contribuem para aumento da intolerância à glicose, o excesso de peso, o aumento de colesterol, a aterosclerose e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
- Bebidas alcoólicas: Vinho, cerveja, bebidas brancas, e outras. Pode ser consumido, no entanto em quantidades moderadas e durante as refeições para prevenir hipoglicemias.
Alimentos que os diabéticos devem consumir
- Alimentos ricos em fibra: Frutas, hortícolas, pão escuro, cereais integrais e leguminosas (grão de bico, feijão, etc.) Estes alimentos auxiliam na redução da glicemia após a refeição, na redução dos níveis plasmáticos de colesterol, no aumento da saciedade, no controle do peso e no controle da motilidade intestinal.
- Alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas: Azeite, óleo de amendoim, etc., porque são responsáveis por aumentar o colesterol HDL, “ o bom colesterol” e são protetores cardiovasculares;
- Alimentos ricos em gorduras polinsaturadas (ácidos gordos ómega 3 e ómega 6), Peixe gordo (sardinha, atum, cavala, arenque, salmão, etc.), frutos gordos (noz, amendoim, etc.). O peixe por ser fornecedor de ácidos gordos ómega 3 contribui para a diminuição de risco de doença cardiovascular. Os frutos gordos por fornecerem ácidos gordos ómega 6 são importantes para o controlo glicémico.
Todos sempre com moderação.
Alguns conselhos
- Coma várias vezes ao dia (no mínimo 6 refeições diárias) e a horas regulares;
- Privilegie os métodos de confeção culinária saudáveis como os grelhados, os assados com pouca gordura, e os cozidos, assim como o uso de especiarias e ervas aromáticas;
- Mastigue calmamente;
- Aprenda a ler os rótulos dos alimentos, consulte um Nutricionista;
- Beba 1,5litros água por dia;
- Faça pesquisas regulares de glicemia;
- Pratique atividade física diariamente.
Para um aconselhamento detalhado, marque a sua consulta com um dos nossos nutricionistas.
4 Comments
Comments are closed.
Boa tarde Equipa Persona,
Sou diabética e venho agradecer as vossas dicas que reforçam o que nos é informado quando a doença nos é detectada. Tive oportunidade de fazer uma consulta de nutrição na vossa clínica de Gondomar, na qual me foi prescrito um plano alimentar tendo em conta todas as atenções a ter com o meu problema. Mesmo com esta condicionante fiquei muito satisfeita por poder realizar os tratamentos e devolver a mim mesma a auto-estima e forma física do passado. Muito satisfeita convosco!! Um beijinho Antónia Machado 🙂
Bom dia,
Agradecemos a sua simpática mensagem e testemunho e ficamos muito satisfeitos por saber que as nossas dicas são importantes e uma mais-valia para si.
Cumprimentos
Bom dia a todos,
Também gostaria de poder testemunhar o desempenho fantástico da Clínica Persona do Porto. É reconfortante saber que apesar de uma patologia como esta, podemos ter uma vida saudável como toda a gente. Um muito obrigada a todos. Atentamente,
Joana Pinto Costa
Bom dia,
Agradecemos a sua simpática mensagem e tem toda a razão, a Equipa da Clínica Persona do Porto é realmente fantástica!
Claro que sim, é apenas necessário ter mais cuidado e seguir as recomendações médicas.
Cumprimentos e tudo de bom para si!