Nozes na alimentaçãoA importância das nozes na alimentação

As nozes, ou mais especificamente, as nogueiras são árvores originárias do mediterrâneo oriental e do sudoeste asiático tendo sido introduzidas na Europa pelos romanos, fazendo parte da alimentação humana há milénios. Em Portugal, esta cultura encontra-se dispersa um pouco por todo o país, sendo a sua produção anual superior a 4500 toneladas, em particular no alto Alentejo onde a sua exploração comercial é mais notória.

Maioritariamente consumidas como snack, no intervalo das refeições, estão também muito conotadas com a época natalícia, sendo este o período do ano onde o seu consumo é maior. São também utilizadas na preparação de saladas, massas e na composição de alguns cereais de pequeno-almoço, como o muesli. Pode ainda ser extraído destas o óleo de noz, iguaria utilizada na alta cozinha em molhos e de elevado preço.

Tal como na maioria dos frutos secos, as nozes, são riquíssimas em gordura (65% do seu peso), o que faz delas um alimento densamente energético, ou seja, em pouco peso têm imensas calorias. Nutricionalmente têm elevada concentração de ácidos gordos polinsaturados, em particular ómega-6 (ácido linoleico) e ómega-3 (ácido alfa-linoleico), vindo daí em boa parte, o seu efeito protector a nível cardíaco, pois os ácidos gordos ómega- 3 além de reduzirem a inflamação, melhoram a função dos vasos sanguíneos e baixam o colesterol LDL. Têm ainda valores residuais de hidratos de carbono, quase todos na forma de fibra alimentar.

São também uma excelente fonte de diversas vitaminas e minerais, onde destacamos o cobre, o ácido fólico, o fósforo, o manganês, a vitamina B6 e a vitamina E. Além disso, as nozes, são uma das mais ricas fontes dietéticas de antioxidantes, entre eles incluem-se, o ácido elágico, catequinas, melatonina e outros polifenóis diversos, estando concentrados na pele castanha que protege o cerne do fruto. Devido a estas características o consumo de nozes pode também reduzir o risco de desenvolver certos tipos de cancro (cólon e próstata) sendo necessários mais estudos em humanos para comprovarmos estas teses.

No geral, as nozes são muito saudáveis, contudo, algumas pessoas são alérgicas. Elas estão entre os 8 alimentos mais alérgicos do mundo, sendo nesses casos o seu consumo potencialmente fatal por anafilaxia (choque alérgico), se o respectivo tratamento não for administrado. Em algumas pessoas, devido às elevadas concentrações em ácido fítico, o seu consumo excessivo pode reduzir a absorção de alguns minerais. Daí o seu consumo dever estar integrado numa dieta variada e equilibrada e dentro de um estilo de vida saudável.

Para saber mais sobre este tema, fale com o seu nutricionista: só assim terá a garantia de um acompanhamento qualificado e adaptado a um estilo de vida saudável.