O seu carrinho está vazio!
Sumos detox: elixir da juventude ou mais uma dieta da moda?
Abusou no fim-de-semana e comeu este mundo e ou outro?
Está com peso na consciência e sente que precisa de desintoxicar o organismo e livrar-se de uma vez por todas dos excessos que cometeu?
Se pensa que a solução é passar os dias seguintes a beber sumo verde (ou de outra cor), os sumos detox, então este texto é para si.
O que é?
A dieta desintoxicante (conhecida como detox), tanto em voga atualmente, parte do princípio que o nosso corpo precisa de ser limpo de toxinas, acumuladas ao longo do tempo pela ingestão de alimentos industrializados e pouco saudáveis.
Como tal, durante um determinado período de tempo, a alimentação é feita exclusivamente à base de sumos de fruta e vegetais.
Vantagens dos sumos detox
Ao excluir da alimentação produtos de baixa qualidade nutricional, gorduras saturadas e trans, açúcares simples, sal, corantes e conservantes, os benefícios são evidentes e a sua saúde agradece.
Vai sentir-se mais leve e com mais energia.
Riscos dos sumos detox
A questão é que este tipo de abordagem detox, feito na maioria dos casos sem qualquer acompanhamento, não é isenta de riscos e pode até provocar alguns distúrbios ou agravar alguma doença pré-existente.
Hipoglicemia, tonturas, mau humor, dor de estômago, sensação de fome, desmaios, anemia, perda de massa muscular e problemas de fígado são complicações possíveis caso faça por demasiado tempo.
Ajuda a emagrecer?
Sim. Os sumos detox, ao serem pouco calóricos, podem ajudar a perder peso.
A questão é que ao deixar esta estratégia vai voltar aos hábitos antigos e recuperar rapidamente o peso perdido.
E o que perdeu de massa gorda foi certamente pouco significativo, devendo-se a diminuição de peso à custa de água e massa muscular.
Limitações
Tendo em conta que é uma dieta radical, pouco variada, monótona, com baixo teor de proteína e à base de líquidos, além de possíveis carências nutricionais, não é fácil de seguir nem viável a longo prazo.
Os benefícios obtidos com uma dieta desintoxicante não estão cientificamente comprovados e a sua eficácia “antitoxinas” não é evidente.
Contra-indicações
Crianças, grávidas, mulheres durante a amamentação, idosos e pessoas com problemas cardíacos, renais e hepáticos devem evitar a dieta detox.
Diabéticos que tomem medicação para regular a insulina devem ter especial atenção, pelos níveis instáveis de açúcar no sangue.
Quem toma anticoagulantes também deve ter muito cuidado ao iniciar uma dieta detox, na medida em que a ingestão excessiva de vitamina K (presente em vegetais como a couve, espinafre, aipo e salsa) diminui a eficácia do medicamento.
Quer experimentar?
Se gostaria de experimentar um sumo detox deixamos uma boa combinação:
- espinafre
- aipo
- limão
- maçã
- gengibre
- spirulina
- sementes de chia
Junte água fresca e triture tudo.
Consuma de imediato.
O espinafre é o ingrediente que deve estar presente em maior quantidade e a maçã não deve corresponder a mais de 10%.
O rácio entre fruta e vegetais deve ser de 10% – 90%.
Só assim terá um verdadeiro sumo detox verde, caso contrário estará apenas a ingerir açúcar (frutose presente na fruta) com alguns vegetais.
Caso pretenda prolongar a dieta desintoxicante alertamos para a importância de procurar um nutricionista.
Só após a análise do seu historial, e de acordo com os valores das análises clínicas e medicação, é possível definir o tipo, composição e duração de uma deita detox, adequada à sua situação específica.
Para perder peso de forma saudável e definitiva a melhor solução passa por uma reeducação alimentar: o emagrecimento tem de ser progressivo e sustentado no tempo.
Não caia em dietas da moda ou dietas loucas, pela sua saúde.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.
4 comentários a “Sumos detox: elixir da juventude ou mais uma dieta da moda?”