Tremoços são fonte de proteínas e fibra

Tremoços: fonte de proteínas e fibra, quase sem gordura


Tremoços são fonte de proteínas e fibra

O tremoço é uma leguminosa e tal como o feijão, a ervilha, o grão-de-bico, a fava, a lentilha e a soja, tem um valor calórico inferior aos cereais, apesar de ambos fornecerem quantidades aproximadas de hidratos de carbono (açúcares) e proteínas.

Companheiro fiel da cerveja nos dias quentes, tem menos gordura do que outras iguarias estivais, como os caracóis, azeitonas, batatas fritas e amendoins ou pistácios salgados.

Por cada 100 gramas desta leguminosa cozida e sem casca, obtém 15,4 gramas de proteínas e 9,4 gramas de fibra. Pelo contrário, não corre o risco de abusar da gordura, pois contém 1,1 gramas e além disso a gordura presente é sobretudo insaturada, menos prejudicial para a saúde. Os tremoços contêm ainda sais minerais, como cálcio, potássio e, em menor escala, ferro. Para quem come a casca, o valor nutricional é semelhante, mas com um pouco mais de fibra.

Apesar de ser um alimento de origem vegetal, as proteínas do tremoço são de elevada qualidade e digestibilidade com um perfil semelhante à proteína da soja, sendo que a sua combinação com cereais consegue aportar à nossa alimentação todos os aminoácidos essenciais.

Cuidado com o teor de sal nos tremoços

Só o teor em sal é problemático: cada 100 gramas de tremoço contem 3,9 gramas de sal. Assim, basta uma pequena dose sem casca (30 gramas) para ingerir um quinto da dose máxima diária recomendada de sal (5 gramas). Um truque para contornar o problema consiste em passar os tremoços por água corrente ou demolhar durante alguns segundos.

Ao comer opte por fazê-lo com a casca, na medida em que a casca do tremoço tem um efeito hipoglicemiante, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e faz dele um alimento altamente saciante.

Uma deliciosa sugestão de um paté de tremoços resulta da combinação de 100gr de tremoço, 100gr de abacate e um fio de azeite. Triture tudo até ficar em creme e por fim junte 25 gr de avelãs levemente tostadas (na frigideira anti aderente e sem adição de qualquer gordura). Tempere a gosto com um leve toque de sumo de limão. As avelãs são opcionais, podendo optar por juntar coentros ou qualquer outra erva aromática a gosto.

Em suma: o tremoço é um excelente alimento de Verão, pouco calórico, altamente saciante e com efeitos benéficos ao nível do funcionamento intestinal, controlo glicémico e diminuição do colesterol.

Desde que consumidos com moderação, não há porque evitá-los!

Categorias: ,

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.