Para que serve um nutricionista

O que é um nutricionista? O que faz? Para que serve? É uma espécie de ditador daquilo que comemos? É um profissional infalível que nunca se engana e raramente tem dúvidas? Foi a estas e a outras perguntas que decidimos responder.

Nutricionista, técnico de nutrição, nutritional coach, especialista em nutrição, consultor de bem-estar… Não é tudo a mesma coisa?

Não, é tudo muito diferente. O nutricionista é o único profissional de saúde com formação académica superior, licenciado no âmbito das ciências da nutrição e legalmente habilitado a exercer a profissão, estando inscrito na respetiva Ordem profissional: a Ordem dos Nutricionistas.

No meu ginásio tenho acompanhamento nutricional. É feito por um nutricionista?

Depende. O nutricionista é o único profissional com competência para avaliar o estado nutricional do cliente e prescrever um plano alimentar personalizado e adaptado às suas necessidades. E uma consulta de nutrição não é o mesmo que acompanhamento nutricional: a consulta de nutrição é um ato exclusivo do nutricionista. Na maioria dos casos o acompanhamento nutricional em ginásio é feito por personal trainers. E não é por esse profissional tirar um workshop em nutrição durante um fim de semana que se torna nutricionista, da mesma forma que não é por um nutricionista tirar um workshop em exercício físico que se torna um personal trainer. Se tem dúvidas quanto ao profissional que o está a acompanhar peça-lhe a cédula profissional com o respetivo número de membro da Ordem dos Nutricionistas. Se não possuir talvez seja boa ideia pensar duas vezes… pela sua saúde!

Mas na ervanária e até na farmácia há consultas de nutrição gratuitas. É de aproveitar.

Está muito enganado. A consulta de nutrição não é nem pode ser gratuita, da mesma forma que se for a um médico de qualquer especialidade terá de pagar a consulta. O que acontece é que, por questões de marketing, a consulta é publicitada como sendo gratuita mas, ao efetuá-la, para poder avançar e ser acompanhado pelo nutricionista tem obrigatoriamente de comprar um conjunto de chás, cápsulas, comprimidos, ampolas, saquetas e afins, que irão ser prescritos na consulta, na medida em que o nutricionista é colocado nesses locais em nome de um laboratório farmacêutico. E as consultas são por norma realizadas com uma periodicidade semanal: mas será que o são para benefício do cliente ou para poderem ser prescritos novamente mais suplementos alimentares quando for à segunda consulta? Pense… faça as contas… e garantidamente irá gastar muito mais neste tipo de abordagem do que numa consulta de nutrição dita tradicional.

Comprei um livro que está agora muito na moda e é de uma nutricionista. Vou fazer o que ela diz e assim não tenho de ir a uma consulta de nutrição.

Fez muito bem em ter adquirido o livro. Ao ser escrito por um(a) nutricionista tem a garantia que a informação facultada é, à partida, credível e com fundamentação científica. Mas lembre-se que se tratam apenas de dicas e recomendações gerais que são indicadas para toda a população e não têm em conta possíveis problemas de saúde que possa ter. Apenas com a realização de uma consulta de nutrição é possível avaliar o seu estado nutricional e os seus hábitos alimentares, para assim ter acesso a um plano alimentar personalizado e adaptado à sua situação específica. Da mesma forma que até pode ter uma enciclopédia médica em casa mas quando está doente vai ao médico, não é por ter lido um livro sobre nutrição que tem ferramentas que lhe permitam solucionar o seu problema. É fundamental que procure um nutricionista que o possa acompanhar ao logo de todo o processo.

Dieta da sopa, do limão, da lua, detox, batido ao pequeno-almoço e batido ao jantar… Tantas dietas e no fim não são todas iguais?

Tem toda a razão, são todas exatamente iguais num ponto: nenhuma delas resulta a longo prazo! Ao procurar um nutricionista não irá fazer uma dieta da moda nem o objetivo será perder peso a qualquer custo, até porque com dietas muito restritivas e limitadas corre sérios riscos de ficar com carências nutricionais e o que perde vai ser maioritariamente água e massa muscular. Apenas com uma reeducação alimentar é possível perder peso de forma saudável e conseguir mantê-lo a longo prazo.

Mas eu já fui a uma consulta de nutrição e não perdi peso nenhum, nem lá voltei.

Algo correu mal… e a culpa não será certamente do nutricionista! Da mesma forma que, pode até estar inscrito no ginásio mas se nunca lá for e não fizer os exercícios indicados não vai ver evolução alguma, se não cumprir com rigor o plano alimentar prescrito não vai assistir a nenhuma diminuição de peso. E cumprir o plano não é seguir o que está estipulado hoje e, como até foi cumpridor, amanhã comer o que lhe apetece só porque sim. Nem é pegar no que foi prescrito no plano e inserir mais umas bolachinhas que comprou na zona de produtos dietéticos, um sumo daqueles light, um queijinho que até é magro, um pedaço de chocolate que é bem amargo e não faz mal ou uma gelatina que não engorda nada! O nutricionista ao calcular o valor calórico do seu plano alimentar e a distribuição entre proteínas, gorduras e hidratos de carbono, está a fazê-lo ao pormenor e qualquer alimento extra que não conste do plano que foi estabelecido tem impacto. Lembre de uma coisa: só vai conseguir perder peso se as colorias que ingerir forem inferiores às que o seu organismo gasta ao longo do dia.

Pois, isso é tudo muito bonito mas eu não quero fazer dieta! Não há nada que eu possa tomar?

Há pois: juízo! Desculpe se fomos longe demais. A verdade é que estamos preocupados consigo. A nutrição é a base de tudo, e por muito que não lhe agrade a verdade é que se não tiver uma alimentação saudável e equilibrada jamais vai conseguir perder peso (a não ser que tenha algum problema de saúde). A fórmula é muito simples e não vale a pena inventar. Se quer realmente perder peso de forma saudável e definitiva precisa de conciliar três variáveis fundamentais: nutrição + água + exercício físico. É simples e eficaz. Além das variáveis referidas, se pretende perder gordura localizada, celulite e combater a flacidez então aí vai necessitar de realizar tratamentos médicos e estéticos para moldar o corpo e recuperar a silhueta.

A minha filha não precisa perder peso porque é magra mas gostava de perder alguma gordura localizada e celulite. Basta fazer uns tratamentos que isso resolve-se, certo?

Errado! Mais uma vez, a alimentação é a base. Se há acumulação de gordura por algum motivo é e ter pouco peso não significa que tenha pouca massa gorda. O peso é apenas um valor: uma jovem pode pesar 50Kg e estar gorda (gorda=gordura) se tiver excesso de massa gorda e um culturista pode pesar 100Kg e estar magro (mas pesado), na medida em que o seu peso é fruto da sua desenvolvida massa muscular, e apesar do seu peso ser o dobro do peso da jovem com 50Kg apresentar menos massa gorda. Só som ajuda de um nutricionista é possível estabelecer um plano alimentar que permita mudar os hábitos e modificar a composição corporal. E a consulta de nutrição não serve, de todo, só para perder peso. A nutrição permite dar ferramentas e adaptar a alimentação a qualquer situação específica, em qualquer idade e qualquer que seja o objetivo.

Ainda tem dúvidas?
Marque a sua consulta de nutrição nas Clínicas Persona.