O seu carrinho está vazio!
Conheça opções saudáveis para os dias de verão
Saiba quais as opções alimentares saudáveis que pode optar nos dias de verão!
Com a chegada do verão e dos dias de maior calor e exposição solar do ano a forma como nos alimentamos tende a mudar com a prevalência de refeições mais leves em detrimento de modos de confeção mais “pesados” e de pratos reconfortantes, além da alteração dos horários de refeição, em particular do jantar em tempo de férias.
Tendencialmente, nesta altura do ano, muitas pessoas acabam por perder alguns dos quilos acumulados nos meses frios de chuvosos de inverno, contudo é também tempo de férias e de praia para muitos de nós e, nesse período, é natural existirem menos regras no cumprimento da nossa alimentação e dos horários das refeições, muitas vezes, com a inclusão de alimentos mais calóricos como os gelados, de bebidas açucaradas como os refrigerantes com e sem gás e nos adultos tende a aumentar também o consumo de bebidas alcoólicas, particularmente da cerveja.
Quais devem ser então as opções alimentares mais adequadas nesta época do ano?
No verão, ao contrário dos dias frios de inverno onde apetece ingestão de bebidas quentes, há maior vontade para a realização de um pequeno-almoço frio, por isso, devemos incluir neste o consumo de fruta fresca da época associada a um iogurte ou um skyr natural com cereais integrais e polvilhado com canela em pó, criando assim uma refeição altamente nutritiva, saudável e energética.
Nas refeições principais (almoço e jantar) devemos evitar o consumo de preparados demasiadamente “pesados” como os assados e os estufados apurados ou com carnes gordas e leguminosas e privilegiar os grelhados acompanhados de saladas frescas como a alface, a rúcula e os agriões de água, mas também os legumes de época como os tomates, os pepinos e os pimentos com hidratos de carbono em moderação, abrindo espaço para a inclusão de uma fruta da época à sobremesa, como o melão, a melancia, os morangos, entre outras.
Em dias de praia ou de passeio não há problema em realizar almoços volante, leves e práticos de executar como sandes de pão integral ou mistura com queijo fresco, requeijão ou outra proteína mais alface, pepino ou tomate acompanhado por um sumo de fruta natural ou ainda as saladas frias de verão com vegetais e proteínas como o atum ao natural, o ovo cozido ou o queijo mozzarella.
Nestes almoços é de evitar o consumo de alimentos densamente calóricos e pobre do ponto de vista nutricional como os salgadinhos (croquetes, rissóis, bolinhos de bacalhau e chamuças), as batas fritas de pacote e as pizzas e hambúrgueres industriais.
Como snacks interessantes para levar para a praia recomendamos os frutos secos, os tremoços sem sal, as gelatinas de baixo valor calórico e as frutas portáteis como as bananas, as laranjas e as maçãs entre outras.
Um ou outro gelado em tempo de férias não é, contudo, dramático e faz parte da tradição de veraneio, sendo que aqui devemos optar pelos de menor valor calórico, como são exemplo os gelados de gelo, em detrimento de outros mais calóricos e ricos em gordura como aqueles que incluem natas, chocolate ou bolacha na sua composição.
Como perdemos mais água com a transpiração não podemos esquecer que devemos aumentar o consumo da mesma para pelo menos 2 litros por dia, de modo a evitarmos e desidratação, que aliás é potenciada pelo consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas, pelo que o consumo deve ser eduzido ao mínimo.
O verão é também época de atividades ao ar livre e maior prática desportiva, pelo que é desejável o aumento de frequência e duração das suas caminhas ou passeios de bicicleta, pois tal atividade vai também ajudar e muito a manter o seu peso estabilizado.
Fale com o seu nutricionista, só assim terá a garantia de um acompanhamento qualificado e adaptado ao seu caso e objetivo específico.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.