12 tipos de alimentos que combatem as inflamações

Sabia que há alimentos que combatem as inflamações?

Sim, há.

Esta é uma boa notícia, que se prepara para ficar ainda melhor.

Estudos internacionais indicam a dieta mediterrânica, praticada em Portugal, como uma boa prática para a obtenção de nutrientes capazes de combater as inflamações.

A inflamação (do Latim inflammatio, atear fogo) ou processo inflamatório é uma reação do organismo a uma infeção ou lesão dos tecidos.

A parte do corpo afetada torna-se vermelha, inchada, quente e, muitas vezes, dorida.

Podemos ver uma inflamação quando ela se localiza na parte externa do nosso corpo.

Mas e quando acontece internamente?

As inflamações podem ocorrer devido a várias causas, e uma das maneiras de combatê-las e de preservar a sua boa qualidade de vida é consumindo alimentos que as combatem dentro do nosso organismo.

Alimentos anti-inflamatórios

Há alimentos que deve fazer parte da nossa dieta devido às suas características anti-inflamatórias, nomeadamente:

• Azeite: o oleocanthal, presente no azeite extravirgem, é um anti-inflamatório não esteroide, com um procedimento farmacológico semelhante ao do ibuprofeno;
  • Cerejas e bagas: visto apresentarem um alto teor de antocianinas, ajudam a combater inflamações crónicas;
  • Frutos secos: estes alimentos são bastante ricos em antioxidantes e muito eficazes nos processos inflamatórios. Destacam-se, poe exemplo, as avelãs, nozes e amêndoas;
  • Abacate: o abacate possui na sua composição o beta-sitosterol, uma substância que tem ação anti-inflamatória no nosso organismo, fazendo com que as células exerçam melhor suas funções. Além disso contribui também para a diminuição de rugas precoces e também da celulite;
  • Abacaxi:  tem um elevado teor de vitamina C e é rico em bromelaína, uma enzima que auxilia a digestão da carne, mas também favorece o bloqueio de agentes pró-inflamatórios;
  • Semente de chia: as sementes de chia além de possuírem ação antioxidante, também são ricas em ômega 3 e outros ácidos gordos. Estes tipos de lipídios também são anti-inflamatórios naturais e são encontrados em alimentos ricos em gorduras poli-insaturadas;
  • Alho: o alho já é conhecido há muito tempo por seu poder em combater a inflamação. Ele funciona tão bem que a sua ação no organismo é comparável a medicamentos como o ibuprofeno, impedindo que as reações que levam a inflamação aconteçam no corpo;
  • Brócolos: com grandes doses de vitamina C, as suas propriedades anti-inflamatórias são reforçadas pela presença do sulforafano, que ajudam o corpo a livrar-se de elementos com potencial cancerígeno. Junte a tudo isto as grandes quantidades de betacaroteno, zinco e selénio, que fortalecem o sistema imunológico;
  • Gengibre: o gingerol ajuda a suprimir a síntese de prostaglandina de forma semelhante aos esteroides e medicamentos anti-inflamatórios;
  • Peixes gordos: graças aos ácidos gordos essenciais ómega-3, é possível reduzir os processos inflamatórios que podem ocorrer no nosso organismo;
  • Tomate: este alimento é rico em antioxidantes, fósforo, vitaminas A, B, C e E, licopeno, ácido fólico, potássio e cálcio. O tomate é eficaz no fortalecimento do sistema imunológico e ajuda na prevenção de alguns tipos de cancro;
  • Vegetais de folhas verde escuras: estes alimentos desempenham um papel essencial na proteção do organismo, nomeadamente nas moléculas pró-inflamatórias designadas por citoquinas, graças à sua riqueza em vitamina E.

Alimentos que não são anti-inflamatórios, antes pelo contrário

Se há alimentos que combatem as inflamações, também há outros que não prestam qualquer colaboração nessa tarefa.

Podem mesmo ser prejudiciais.

São disso exemplos os:

• hidratos de carbono refinados
  • fritos
  • refrigerantes
  • carnes vermelhas
  • gorduras saturadas

Tudo o que ingerimos influencia a nossa saúde.

É deveras importante que possamos incluir na nossa dieta alimentos que nos ajudem a equilibrar a produção hormonal, controlar o processo inflamatório e que ofereçam melhor saúde, mais energia e vitalidade.

Se desejar saber mais sobre este tema, contacte a Clínica Persona mais próxima da sua área de residência.

2 comentários a “12 tipos de alimentos que combatem as inflamações”