O seu carrinho está vazio!
Alimentos Essenciais na Cozinha Vegetariana
A alimentação vegetariana não tem de ser enfadonha nem pouco atrativa, antes pelo contrario, existem múltiplas combinações possibilitando iguarias muito saborosas.
Os nossos pratos não têm de se limitar à combinação de peixe ou carne com arroz, massa ou batata.
Existe uma vasta gama de vegetais, leguminosas, cereais que conseguem assegurar uma alimentação completa e rica, sem necessidade de recorrer à proteína animal, caso seja essa a sua escolha.
Antes de mais deve sempre optar por fruta da época e vegetais frescos, de preferência que não tenham sido transportados por longas distâncias e muito menos armazenados em câmaras frigorificas.
Os cereais, como o arroz, a massa ou o pão devem ser sempre integrais (por conterem mais fibra), assim como as farinhas utilizadas em alguns preparados.
Não esquecer os “pseudo-cereais” como a quinoa ou cusquz que são excelentes opções bastante nutritivas e muito ricas em termos nutricionais (proteínas, fibras e minerais).
As leguminosas são excelentes aliadas: feijão, favas, ervilhas secas, grão de bico e lentilhas trazem um aporte de proteínas fibras e minerais (ferro, magnésio, cálcio e fósforo) bastante substancial
Para uma melhor absorção do ferro, por exemplo, devemos acompanhar o seu consumo com uma fonte de vitamina C.
Considerada a “carne vegetal”, o seitan é feito a partir do glúten do trigo e o seu alto valor proteico é bastante apreciado.
A soja é um dos alimentos “rei” numa alimentação vegetariana devido à sua elevada versatilidade. Podemos encontra-la em forma de grão, feijão, farinha e até rebentos. Atualmente podemos também consumir soja na forma de bebidas vegetais, iogurtes e molhos.
O tofu, chamado de “queijo de soja” é também excelente fonte de proteína e a sua textura é ótima para confecionar vários pratos, sobremesas e molhos.
Deve também integrar no seu cardápio diário os frutos secos oleaginosos (amêndoas, avelãs, nozes, pinhões) e as sementes (sésamo, girassol, abóbora, chia, linhaça) pois são extramente ricos em minerais e gorduras saudáveis, além da proteína.
As algas marinhas nunca devem ser esquecidas numa dieta vegetariana devido à sua riqueza em minerais como o cálcio, potássio, sódio, iodo e ferro, bem como vitaminas como a B12. Exemplo disso são as algas nori, kombu e wakame. Devem ser demolhadas e fervidas e podem ser consumidas em saladas, sopas, assados etc. Também adicionados a sopas ou a sumos temos a levedura de cerveja e o gérmen de trigo uma vez que contem alto teor de proteínas, sais minerais e vitaminas, enriquecendo nutricionalmente os pratos desta forma.
O uso de alguns temperos como o molho de soja, miso, sal de sésamo são também utilizados para acentuar o paladar da comida.
Para saber mais sobre este tema, fale com o seu nutricionista.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.