Manter a pele saudável com uma boa alimentação


O recurso à medicina estética, à cosmética facial e a diferentes tratamentos de rosto não são as únicas soluções para manter a sua pele com um aspeto fresco, luminoso, jovem e saudável.

Um dos cuidados extremamente importante para fortalecer a saúde da sua pele é nutrir o nosso organismo através de uma alimentação saudável e equilibrada.

A composição nutricional de certos tipos de alimentos pode ajudar a prevenir rugas, a atenuar os danos causados pela exposição ao sol e a manter a sua pele hidratada.  

Citrinos

Consumir citrinos numa base diária vai ajudar a manter a sua pele hidratada, o que a longo prazo vai prevenir as rugas.

A vitamina C, presente em larga escala neste grupo de frutas, é um antioxidante muito poderoso e ajuda a manter o colagénio na estrutura do tecido conjuntivo da pele, ajudando a prevenir a flacidez cutânea.

Contudo, e porque a vitamina C é solúvel na água, os níveis desta vitamina que podem ser armazenados no nosso corpo são reduzidos, o que significa que o seu consumo diário é recomendado.

As laranjas são uma das melhores fontes de vitamina C, mas as toranjas, limões e limas são também excelentes escolhas para manter os níveis de vitamina C dentro do desejado.

Pode também misturar laranja ou toranja nas saladas, e usar o sumo de limão ou lima como tempero em detrimento do vinagre.

Espremer um quarto de limão por cima de peixe grelhado ou carne ajuda também a combater radicais livres formados com este modo de confeção.  

Chá verde, preto e branco

As propriedades fitoquímicas e antioxidantes das catequinas EGCG presentes nas folhas de chá verde “camellia sinensis” ajudam a prevenir o acne ou a torná-lo menos agressivo, além de protegerem a pele dos danos causados por exposição solar e inflamações.

As EGCG são também conhecidas por prevenir o cancro da pele e outros tumores.

Os chás, como o chá verde, chá preto ou chá branco são as melhores formas de as ingerirmos, já que bastam entre quatro a seis copos de chá por dia para beneficiar dos efeitos da EGCG na sua pele.

Pode perfeitamente substituir a ingestão de água por chá ao longo do dia (+/- 1.5 litros) beneficiando assim do efeito protetor destas substâncias. Se tiver sensibilidade à cafeína pode optar pela versão descafeinada do chá verde.  

Vegetais Verdes

A vitamina A, é um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, pois combate o envelhecimento precoce, a descamação excessiva da pele e a sua desidratação. Ela é também essencial para a renovação celular.

Os espinafres e os brócolos, por exemplo, são excelentes fontes de vitamina A, sejam frescos, crus, cozidos ou cozinhados a vapor, os legumes de folha verde são excelentes agentes para a saúde da sua pele.  

Peixe e Marisco

Os ácidos gordos ómega 3 encontrados nos peixes gordos, como o salmão, atum, sardinhas ou mesmo no marisco, possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pela exposição prolongada ao sol.

Apesar do consumo de peixe ser uma excelente forma de manter a sua pele radiante e luminosa, consuma com alguma moderação o marisco, pois é extremamente rico em colesterol.

Ingerir peixes gordos duas a três vezes por semana é suficiente, especialmente se na sua dieta já contempla também o consumo regular de frutos secos.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

2 comentários a “Manter a pele saudável com uma boa alimentação”