O seu carrinho está vazio!
Obesidade em Portugal: uma questão de peso
Seis em cada dez portugueses são pré-obesos ou obesos.
Considerada a epidemia global do século XXI, segundo a Organização Mundial da Saúde, a obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir níveis capazes de afetar a saúde. Segundo os resultados de um estudo recente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), cerca de 60% dos portugueses têm obesidade ou estão em risco de desenvolverem essa condição.
As conclusões do estudo, que estimou pela primeira vez a prevalência da obesidade em todos os segmentos etários da população portuguesa, revelam que 22% dos portugueses têm obesidade e 34% pré-obesidade.
Assim sendo, a obesidade é uma doença crónica, com enorme prevalência no nosso país e na maioria dos países desenvolvidos, atingindo homens e mulheres de todas as idades.
Além disso reduz a qualidade de vida e tem elevadas taxas de morbilidade e mortalidade, acarretando múltiplas consequências graves para a saúde.
Tipos
Do ponto de vista da distribuição da gordura corporal, a obesidade pode ser classificada em:
- Ginóide (em forma de pera): caracteriza-se por um aumento da gordura da cintura para baixo. É a forma mais comum nas mulheres, apresenta um menor risco cardiovascular mas está associada, frequentemente, ao aparecimento de varizes e doenças das articulações;
- Andróide (em forma de maçã): a gordura localiza-se na zona da cintura e zona superior do tronco.
É mais frequente nos homens e está relacionada com o aparecimento de diabetes, hipertensão arterial, aterosclerose e o aumento de risco cardiovascular.
Causas
A etiologia da obesidade é bastante complexa e o seu desenvolvimento é o resultado de complexas interações entre fatores genéticos, psicológicos, socioeconómicos, culturais e ambientais.
No entanto, estes números alarmantes estão essencialmente relacionados com estilos de vida mais sedentários e hábitos alimentares pouco saudáveis, com consumo excessivo de cereais refinados, açúcares e gorduras saturadas, em detrimento da tradicional alimentação mediterrânica, rica em cereais integrais, peixe, vegetais, fruta e azeite.
O excesso de peso e a obesidade ocorrem quando o número de calorias ingerido é superior ao gasto: quando tal sucede, as calorias são armazenadas no organismo sob a forma de gordura, com todas as complicações de saúde associadas.
Consequências
A Direção Geral da Saúde alerta para esta problemática e para as sérias implicações que o excesso de peso e a obesidade têm no aparecimento de diferentes doenças, como a diabetes, as doenças cardiovasculares, a patologia osteoarticular e a generalidade dos cancros.
Tratamento
Uma intervenção com resultados duradouros passa por uma resposta multidisciplinar que otimize o bem-estar e introduza alterações profundas no estilo de vida.
Os objetivos devem ser realistas e a mudança tem de ser sustentada no tempo: só vale a pena emagrecer se for para nunca mais engordar!
Cada pessoa é diferente e precisa de um tratamento personalizado.
É por isso que nas Clínicas Persona todo o processo é iniciado com uma consulta de nutrição, que conduz às análises de composição corporal e de avaliação ortomolecular, de forma a poder-se prescrever uma reeducação alimentar adequada a cada caso em particular.
Em conjunto com a mais recente e eficaz tecnologia médica e estética, com resultados comprovados ao nível da diminuição da gordura localizada, o acompanhamento clínico feito pelo nutricionista é fundamental para otimizar os resultados alcançados e permitir a sua posterior manutenção.
Gordura localizada
Infelizmente, esta gordura é precisamente a mais difícil de eliminar, já que o organismo só a utiliza em última instância, eliminando numa primeira fase a gordura visceral e subcutânea.
Geralmente localizada no abdómen, flancos e coxas, a estratégia de luta contra esta gordura exige outro tipo de abordagem.
As células de gordura (adipócitos) praticamente não morrem, são eternas.
No fundo, o tecido adiposo pode ser comparado a uma esponja – podemos até emagrecer e “secar” os adipócitos, mas terá sempre que ser mantido um plano alimentar equilibrado e a pratica regular de exercício físico, já que estas células voltam ao seu volume inicial com bastante facilidade.
Pershape® – a verdadeira “lipoaspiração” não invasiva
Para eliminar de forma saudável a gordura localizada na zona do abdómen, flancos e coxas, as Clínicas Persona disponibilizam a mais recente e eficaz tecnologia médica que permite atingir unicamente os adipócitos e romper a sua membrana, causando assim morte celular e eliminando a gordura localizada de forma definitiva, mas sem os inconvenientes de uma cirurgia (anestesia, corte, dor e tempo de recuperação): o Pershape®.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.