Obesidade em Portugal: uma questão de peso


Seis em cada dez portugueses são pré-obesos ou obesos.

Considerada a epidemia global do século XXI, segundo a Organização Mundial da Saúde, a obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir níveis capazes de afetar a saúde. Segundo os resultados de um estudo recente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), cerca de 60% dos portugueses têm obesidade ou estão em risco de desenvolverem essa condição.

As conclusões do estudo, que estimou pela primeira vez a prevalência da obesidade em todos os segmentos etários da população portuguesa, revelam que 22% dos portugueses têm obesidade e 34% pré-obesidade.

Assim sendo, a obesidade é uma doença crónica, com enorme prevalência no nosso país e na maioria dos países desenvolvidos, atingindo homens e mulheres de todas as idades.

Além disso reduz a qualidade de vida e tem elevadas taxas de morbilidade e mortalidade, acarretando múltiplas consequências graves para a saúde.  

Tipos

Do ponto de vista da distribuição da gordura corporal, a obesidade pode ser classificada em:

  • Ginóide (em forma de pera): caracteriza-se por um aumento da gordura da cintura para baixo. É a forma mais comum nas mulheres, apresenta um menor risco cardiovascular mas está associada, frequentemente, ao aparecimento de varizes e doenças das articulações;
  • Andróide (em forma de maçã): a gordura localiza-se na zona da cintura e zona superior do tronco.

É mais frequente nos homens e está relacionada com o aparecimento de diabetes, hipertensão arterial, aterosclerose e o aumento de risco cardiovascular.  

Causas

A etiologia da obesidade é bastante complexa e o seu desenvolvimento é o resultado de complexas interações entre fatores genéticos, psicológicos, socioeconómicos, culturais e ambientais.

No entanto, estes números alarmantes estão essencialmente relacionados com estilos de vida mais sedentários e hábitos alimentares pouco saudáveis, com consumo excessivo de cereais refinados, açúcares e gorduras saturadas, em detrimento da tradicional alimentação mediterrânica, rica em cereais integrais, peixe, vegetais, fruta e azeite.

O excesso de peso e a obesidade ocorrem quando o número de calorias ingerido é superior ao gasto: quando tal sucede, as calorias são armazenadas no organismo sob a forma de gordura, com todas as complicações de saúde associadas.  

Consequências

A Direção Geral da Saúde alerta para esta problemática e para as sérias implicações que o excesso de peso e a obesidade têm no aparecimento de diferentes doenças, como a diabetes, as doenças cardiovasculares, a patologia osteoarticular e a generalidade dos cancros.  

Tratamento

Uma intervenção com resultados duradouros passa por uma resposta multidisciplinar que otimize o bem-estar e introduza alterações profundas no estilo de vida.

Os objetivos devem ser realistas e a mudança tem de ser sustentada no tempo: só vale a pena emagrecer se for para nunca mais engordar!

Cada pessoa é diferente e precisa de um tratamento personalizado.

É por isso que nas Clínicas Persona todo o processo é iniciado com uma consulta de nutrição, que conduz às análises de composição corporal e de avaliação ortomolecular, de forma a poder-se prescrever uma reeducação alimentar adequada a cada caso em particular.

Em conjunto com a mais recente e eficaz tecnologia médica e estética, com resultados comprovados ao nível da diminuição da gordura localizada, o acompanhamento clínico feito pelo nutricionista é fundamental para otimizar os resultados alcançados e permitir a sua posterior manutenção.  

Gordura localizada

Infelizmente, esta gordura é precisamente a mais difícil de eliminar, já que o organismo só a utiliza em última instância, eliminando numa primeira fase a gordura visceral e subcutânea.

Geralmente localizada no abdómen, flancos e coxas, a estratégia de luta contra esta gordura exige outro tipo de abordagem.

As células de gordura (adipócitos) praticamente não morrem, são eternas.

No fundo, o tecido adiposo pode ser comparado a uma esponja – podemos até emagrecer e “secar” os adipócitos, mas terá sempre que ser mantido um plano alimentar equilibrado e a pratica regular de exercício físico, já que estas células voltam ao seu volume inicial com bastante facilidade.  

Pershape® – a verdadeira “lipoaspiração” não invasiva

Para eliminar de forma saudável a gordura localizada na zona do abdómen, flancos e coxas, as Clínicas Persona disponibilizam a mais recente e eficaz tecnologia médica que permite atingir unicamente os adipócitos e romper a sua membrana, causando assim morte celular e eliminando a gordura localizada de forma definitiva, mas sem os inconvenientes de uma cirurgia (anestesia, corte, dor e tempo de recuperação): o Pershape®.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.